Terça-feira, 9 de Agosto de 2005

Os direitos dos doentes

Sabia que tem o direito de aceder a todo o tipo de informação no que se refere ao seu estado de saúde? Provavelmente, já tinha conhecimento. Mas poderá não saber que este é, apenas, um de 14 direitos do doente pertencentes à Carta Europeia dos Direitos dos Utentes.


Se pertence ao grupo dos néscios relativamente à dita Carta não desespere! Não se trata de uma minoria. A comprová-lo existe um estudo sobre os 14 direitos, cujos resultados foram apresentados em Bruxelas.


O estudo, organizado pela Active Citizenship Network (ACN), procurou avaliar a forma como os direitos são respeitados em 15 países da União Europeia.


Efectivamente, apenas 12 países responderam ao desafio: Alemanha, Áustria, Dinamarca, Espanha, Finlândia, Grécia, Holanda, Irlanda, Inglaterra, Itália e Portugal, Suécia.


Para tal, aquela organização internacional contou com a colaboração de entidades dos países envolvidos. Ora, comparando Portugal com os restantes países, foi o estado-membro onde se registou um maior desconhecimento geral sobre a aplicação prática dos 14 direitos dos pacientes.


Analisando os factos, há a destacar o desconhecimento generalizado da Carta Europeia dos Direitos dos Utentes, bem como o incumprimento ou deficiente cumprimento da maioria dos direitos naquilo que é visível para os cidadãos e agentes de saúde. Se, por um lado, existem medidas de gestão hospitalar relacionadas com estes direitos nos Hospitais SA, por outro, há uma falta de transparência destas medidas para o cidadão comum e para os agentes de saúde.


Conheça os 14 direitos dos Doentes clicando no link abaixo e aproveite para navegar na página experimental da SOS Hepatites - Portugal ! Já temos os fóruns em actividade e para participar basta um simples registo.


http://www.soshepatites.org.pt/modules.php?name=Content&pa=showpage&pid=7


Um abraço e força


Val Neto

publicado por ValNeto às 19:03

link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De Anónimo a 11 de Agosto de 2005 às 22:44
Bom trabalho o vosso tanto aqui como no site da vossa associação, é só para deixar um link, da carta dos direitos do doente internado, disponível no site da direcção geral de saúde. http://www.dgsaude.pt/upload/membro.id/ficheiros/i006779.pdf Saudações e ForçaEna Rot
(http://enarot.blogs.sapo.pt/)
(mailto:enarot@sapo.pt)

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.subscrever feeds

.posts recentes

. Missa do 7º dia

. Comunicação

. Contactos da SOS HEPATITE...

. A séde da SOS Hepattes es...

. Fibrotest e ActiTest, sub...

. Os direitos dos doentes

. Arranque público da petiç...

. Variações nos níveis das ...

. URGENTE - Importante Noti...

. Colabore com a petição a ...

.as minhas fotos

.as minhas fotos

blogs SAPO