Terça-feira, 19 de Julho de 2005

Vergonha : Exército Português discrimina jovem recruta portador de Hepatite B

A denúncia me foi feita há cerca de 3 semanas e tenho acompanhado o caso com a seriedade que merece, desde que fui contactado pela mãe do jovem em questão.


 Numa análise de rotina para dadores, foi detectado nesse jovem a presença da Hepatite B. O próprio individuo informou do ocorrido para os seus responsáveis directos no quartel ( talvez lhe tivesse valido mais mentir ou omitir....).


Segundo o testemunho da sua mãe, ele foi completamente isolado dos demais colegas por um período de tempo até que fosse enviado para o Hospital Militar onde lhe fariam análises mais apuradas. Do Hospital Militar foi devolvido ao quartel para ser submetido ao parecer de uma junta. Não lhe foram facultados nenhum dos resultados das análises de sangue que realizou nem tampouco da ecografia. Não lhe foi comunicada a sua real situação clínica nem prescrito nenhum tipo de medicamento e foi-lhe  simplesmente comunicado que será exonerado da tropa quando lhe faltavam apenas duas semanas para completar a recruta. Foi-lhe dito que tem 10 dias para recorrer desse decisão.


Coloco o caso aqui no Blog para tentar chamar a atenção de alguma comunicação social, pois me parece no mínimo escandaloso que tal aconteça nas Forças Armadas. Trata-se de discriminação e preconceito! Essa denúncia merece uma investigação mais apurada por parte da imprensa que se preocupa com os direitos dos cidadãos.


 A intenção é também chamar a atenção de algum advogado que eventualmente nos leia para auxiliar o rapaz a defender-se e apresentar o tal recurso no exíguo prazo de dez dias que lhe foi concedido. Tenho os contactos telefónicos da mãe que está muito preocupada, principalmente com o estado psicológico em que se encontra o seu filho. Quem puder ajudar que me envie um e-mail.


Val Neto


e-mail : hepatitec@netcabo.pt


 

publicado por ValNeto às 21:46

link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.subscrever feeds

.posts recentes

. Missa do 7º dia

. Comunicação

. Contactos da SOS HEPATITE...

. A séde da SOS Hepattes es...

. Fibrotest e ActiTest, sub...

. Os direitos dos doentes

. Arranque público da petiç...

. Variações nos níveis das ...

. URGENTE - Importante Noti...

. Colabore com a petição a ...

.as minhas fotos

.as minhas fotos

blogs SAPO