Sexta-feira, 3 de Junho de 2005

SIC advertida pela AACS a respeito do sketch sobre a Hepatite C veiculado no programa Malucos do Riso

Recebemos hoje a deliberação final da Alta Autoridade para a Comunicação Social que decidiu advertir a estação de Carnaxide a respeito do "sketch" humorístico veiculado a tempos atrás no programa Malucos do Riso. A decisão de advertir a SIC teve 8 votos a favor e dois votos contra.


Dessa forma a AACS dá razão à queixa dos portadores de Hepatite C. Resta-nos aguardar que a SIC, por iniciativa própria, dê espaço na sua emissão para uma abordagem jornalística séria sobre o grave problema de saúde pública representado pela Hepatite C, como de resto sugere a deliberação da AACS, cuja conclusão final cito abaixo :


««« III – CONCLUSÃO


Tendo apreciado queixas apresentadas por vários cidadãos, directa ou indirectamente relacionadas com a Hepatite C, relativamente à transmissão, pela SIC, de um “sketch” humorístico incluído no Programa “Os Malucos do Riso”, transmitido no dia 27 de Janeiro de 2005, em que se induzia, jocosamente, o público a pensar que a origem da doença seria o abuso de bebidas alcoólicas, a Alta Autoridade para a Comunicação Social delibera advertir a SIC para a necessidade de um maior cuidado nos programas, mesmo humorísiticos, que transmite, por forma a que neles se não insinuem factos ou produzam afirmações que ponham em causa a honorabilidade de certas classes ou grupos de cidadãos, em especial quando o tema sejam certos tipos de doença particularmente graves cujas vítimas já se acham especialmente vulnerabilizadas e enfraquecidas pela afecção, criando-lhes a elas e a seus familiares um injustificado sofrimento adicional, ao serem objecto de pública ridicularização, ainda por cima com alusões totalmente falsas.


 Esta deliberação foi aprovada por maioria com votos a favor de Jorge Pegado Liz (relator), Armando Torres Paulo, Sebastião Lima Rego, João Amaral, Manuela Matos, Maria de Lurdes Monteiro, Carlos Veiga Pereira e José Manuel Mendes e contra de Artur Portela e José Garibaldi (com declaração de voto).


Alta Autoridade para a Comunicação Social, em 1 de Junho de 2005


O Presidente


Armando Torres Paulo Juiz-Conselheiro »»»»»»»»»


Penso que foi mais uma pequena vitória dos portadores da Hepatite C e mais uma demonstração cabal de que a união faz a força. Agradeço a todos os que enviaram e-mails protestando contra a referida emissão. Deixo abaixo um link para um ficheiro PDF com a íntegra da deliberação.


 http://www.valneto.com/DeliberacaoAltaAutoridade.pdf


Um forte abraço e força !


Val Neto


e-mail: hepatitec@netcabo.pt

publicado por ValNeto às 18:59

link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De Anónimo a 3 de Junho de 2005 às 19:31
Ainda continuo à espera que AACS responda ao meu mail... Mas agora já não é necessário!
Esta é uma vitoria de todos os portadores da doença! É a demonstração que unidos poderemos lutar contra o preconceito que existe em relação aos portadores de hepatite!
Esperemos agora que a SIC e a produção do programa "Malucos do Riso" peça desculpa a todos pelo "lapso" que cometeu...emilia rodrigues
(http://www.)
(mailto:emilias.rodrigues@sapo.pt)

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.subscrever feeds

.posts recentes

. Missa do 7º dia

. Comunicação

. Contactos da SOS HEPATITE...

. A séde da SOS Hepattes es...

. Fibrotest e ActiTest, sub...

. Os direitos dos doentes

. Arranque público da petiç...

. Variações nos níveis das ...

. URGENTE - Importante Noti...

. Colabore com a petição a ...

.as minhas fotos

.as minhas fotos

blogs SAPO