Terça-feira, 31 de Maio de 2005

Resumo da audiência concedida pelo Ministro da Saúde à SOS Hepatites

Logo-SOS-Hepatites-mini.gif



A SOS Hepatites foi hoje recebida pelo Ministro da Saúde, Dr. Correia de Campos. Nessa reunião que teve a duração de 50 minutos, entregámos ao Sr. Ministro um memorando com as nossas principais preocupações no que diz respeito às Hepatites em Portugal.


Para a reunião na qual, com humildade, reconheceu algum desconhecimento sobre a dimensão humana, social e económica do problema o Sr. Ministro da Saúde convocou, por iniciativa própria e para assessorá-lo, o prof. Dr. Kamal Mansinho, chefe do serviços de infecciologia do Hospital Egas Moniz.


Embora nada nos tenha prometido e tenha chamado a atenção para as dificuldades financeiras que se avizinham na área da saúde, o Sr. Ministro mostrou-se bastante interessado pelo problema e convencido da necessidade de agir com celeridade no sentido de delinear um Plano Estratégico Nacional para as Hepatites, para cuja elaboração considera importante a nossa participação e opinião.


Ficou apenas a garantia que nos foi dada de que seremos ouvidos a respeito de todas as medidas que vierem a se tomadas na área das Hepatites e de que haverá uma reavaliação do rastreio nacional para o HIV, a ser promovido pela Comissão Nacional de Luta contra a Sida, no sentido de se incluirem no rastreio as Hepatites B e C. 


Vamos dar algum tempo para que o Ministro possa completar as suas consultas aos demais parceiros envolvidos nessa luta e aguardar com serenidade, na certeza de que vamos avançar para uma maior eficácia na prevenção, detecção e tratamento das Hepatites virais.


Continuaremos entretanto atentos e actuantes, na firme e inabalável disposição de enfrentar com coragem e discernimento esse desafio que, como sempre tenho dito, não é só nosso, os portadores, mas da sociedade como um todo.


Deixo abaixo um link para o ficheiro com o memorando que foi entregue ao Ministro.


 http://www.valneto.com/hepatitecinfo21.htm


Um abraço e força !


Val Neto


e-mail: hepatitec@sapo.pt

publicado por ValNeto às 23:32

link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.subscrever feeds

.posts recentes

. Missa do 7º dia

. Comunicação

. Contactos da SOS HEPATITE...

. A séde da SOS Hepattes es...

. Fibrotest e ActiTest, sub...

. Os direitos dos doentes

. Arranque público da petiç...

. Variações nos níveis das ...

. URGENTE - Importante Noti...

. Colabore com a petição a ...

.as minhas fotos

.as minhas fotos

blogs SAPO