Terça-feira, 17 de Maio de 2005

A guerra das farmaceuticas

Eu tive acesso a um artigo interessante, datado de 16 de Maio, que foi colocado no site da Reuters, uma agência internacional de notícias, cujo título é "Medicamentos para Hepatite da Schering superam os da Roche".


O artigo em inglês referencia que um pequeno estudo realizado numa Clínica de Cleveland ( USA ) e que foi apresentado esta semana durante o encontro anual "Digestive Disease Week" que se realiza em Chicago.


O estudo abrangeu 28 pacientes obesos e 58 não obesos, que nunca haviam sido tratados e aponta para uma maior eficácia da combinação da Schering, comparada à combinação da Roche, as duas grandes farmaceuticas mundiais que actuam na área da HepatiteC. Segundo o estudo essa eficácia é ainda maior no que diz respeito aos pacientes obesos. Todos os pacientes eram portadortes do genotipo 1 e de raça caucasiana.


A diferença básica entre os dois tratamentos combinados é que no caso da Schering, a dosagem é baseada no pêso do paciente, enquanto o no caso da Roche há uma dosagem única.


O artigo, a despeito do título, qualifica o estudo como uma pequena amostragem. O autor do artigo teve entretanto o cuidado de ouvir a Roche, que coloca em dúvida a validade científica do mesmo, classificando-o de "totalmente inconsistente". O artigo refere também que o produto da Rocher é líder de vendas mundial.


Tenho ouvido em congressos e palestras nos quais tenho participado opiniões divergentes a respeito do assunto e segundo sei um estudo alargado comparando as duas combinações está em andamento, mas para que tenha uma abrangência alargada e credível só estará completo em 2007. Só quis referenciar aqui o estudo focado  pelo artigo da Reuters, para que se perceba a dificuldade que nós pacientes leigos temos para pereceber o que realmente se passa. Há informação e contra-informação, como nas greves e nas guerras.


Por isso recomendo sempre a confiança nos médicos especialistas com mais experiência, a par do acompanhamento por parte dos doentes, organizados em Associações ou de forma individualizada, das informações e novidades que devem ser sempre bem avaliadas e discutidas antes de serem levadas em conta. 


Abaixo o link para a matéria referida, em inglês. http://yahoo.reuters.com/financeQuoteCompanyNewsArticle.jhtml?duid=mtfh83041_2005-05-16_20-10-38_n16447398_newsml


Val Neto


e-mail : hepatitec@netcabo.pt


 

publicado por ValNeto às 20:59

link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.subscrever feeds

.posts recentes

. Missa do 7º dia

. Comunicação

. Contactos da SOS HEPATITE...

. A séde da SOS Hepattes es...

. Fibrotest e ActiTest, sub...

. Os direitos dos doentes

. Arranque público da petiç...

. Variações nos níveis das ...

. URGENTE - Importante Noti...

. Colabore com a petição a ...

.as minhas fotos

.as minhas fotos

blogs SAPO