Quarta-feira, 6 de Abril de 2005

Vamos exigir que as Hepatites B e C sejam inseridas no rastreio da SIDA !

Como foi noticiado aqui no Blog, num artigo recente, a Comissão Nacional de Luta contra a SIDA não pretende incluir no rastreio que vai ser realizado para a detecção da SIDA, as Hepatites B e C. Já expremi a minha opinião a respeito no artigo referido.


Vou deixar abaixo os e-mails das entidades governamentais que podem interferir nesse processo para que cada um de nós, se considerar que é importante o rastreio das Hepatites, tanto quanto o da SIDA, manifeste o seu repúdio, numa tentativa de invertermos a situação. Repassem esses endereços de e-mails para outras pessoas para que possamos fazer chegar muitos e-mails aos decisores políticos ! Abaixo fica a relação das 3 entidades governamentais , como o respectivo nome dos responsáveis e e-mails :


1 – Comissão Luta Nacional contra a Sida - Estrada da Luz, 153 1600 - 153 Lisboa Tel – 217 220 850


Encarregado de Missão – Prof. Dr. António Meliço Silvestre


Mail – cnlcs@cnlcs.min-saude.pt


2 – Ministério da Saúde - Avª. João Crisóstomo, 9 1049 – 062 Lisboa Tel – 213 305 000


Ministro – António Correia de Campos


Gabinete do Ministro da Saúde


Mail – gms@ms.gov.pt


Secretário de Estado da Saúde – Francisco Ventura Ramos


Mail – fvramos@ms.gov.pt


3 – Direcção Geral da Saúde Alameda D. Afonso Henriques, 45 1049 – 005 Lisboa Tel – 218 430 500


Director – Dr. José Manuel Pereira Miguel (muda daqui + - 3 semanas!!!)


Mail – jomiguel@dgsaude.min-saude.pt


 


A união faz a força !


Val Neto


e-mail : hepatitec@netcabo.pt


Ps: Brevemente darei conhecimento aqui no Blog do que foi conversado na ultima reunião da SOS Hepatites ( domingo passado em Lisboa )  e também da minha participação como observador na 8ª reunião anual da da Associação Portuguesa para o estudo do Fígado - APEF. Só não o fiz até agora por absoluta falta de tempo.

publicado por ValNeto às 16:15

link do post | comentar | favorito
4 comentários:
De Anónimo a 21 de Abril de 2005 às 19:14
Olá Claudia

Obrigado por ter participado e pelas suas palavras de incentivo.

Nós acabamos de criar uma associação cujo o nome é SOS Hepatites e cujo objectivo é apoiar os doentes com Hepatites virícas, em todas as instancias em que for possível a nossa actuação, desde a divulgação de informação até a procura de apoio psicológico e médico, passando pelo incentivo ao estudo e à pesquisa das hepatites víricas.

Uma das questões que nos preocupa, principalmente no que diz respeito às Hepatites B e C e também na co-infecção das mesmas com o VIH, tem a ver com a falta de segurança no que diz respeito ao tratamento a ser indicado às crianças portadoras, que na maior parte dos casos tem sido adiado, por falta de estudos credíveis e seguros sobre o assunto. Uma das outras preocupações tem a ver com a total falta de apoio psicológico especializado ( ou seja: psicólogos especialmente preparados para lidar com o assunto ou com experiencia prática nas hepatites )que é disponibilizada principalmente para pacientes que irão submeter-se a tratamento e para aqueles que , mesmo tendo passado as agruras conhecidas e desconhecidas do tratamento, não conseguirão ou não conseguiram alcançar a cura.

Caso queira, de alguma forma participar nessa Associação, peço-lhe que envie um e-mail para soshepatites@netcabo.pt manifestando a sua vontade. Voce receberá indicações de como contactar-nos e de como associar-se se assim o entender.

Mais uma vez obrigado pela sua participação.

Val Neto
Val Neto
</a>
(mailto:hepatitec@netcabo.pt)
De Anónimo a 17 de Abril de 2005 às 13:41
Olá Val!!

O meu nome é Claudia e foi com enorme surpresa que encontrei este blog. Parabéns, pessoas como você, que vivem e testemunha uma doença como a Hepatite C é que são de louvar.

Neste momento, é já há mais de um ano que participo num projecto de investigação com crianças seropositivas, daí procurar sempre, e cada vez mais, informação detalhada sobre tudo o que pode influenciar o desenrolar na saude de uma criança com Sida, para a qual a Hepatite C muito contribui, quer no bem estar fisico como psicologico destes mesmos doentes. Eu não gosto de chamar doentes, são pessoas que podem ter uma vida normal, apenas com cuidados diferentes... sobretudo os psicologicos porque a nossa sociedade ainda é extremamente preconceituosa em relação a tudo isto, porque também não há a informação necessária disponivel que deveria haver... e por uma questão de "deixar andar" as pessoas também não sente necessidade de se auto-informarem a si proprias.

Concordo de todo com a sua opinião em defender o rastreio... é imprescindivel este ter de ser feito para ser detectada a doença "a tempo". Juntar o rastreio da Sida com o da Hepatite C seria juntar o "util ao agradavel"... isto por uma questão de poupança de tempo e, acima de tudo, de dinheiro. Os valores envolvidos num programa destes é enorme... mas fundamental...

Vou divulgar este "cantinho" no meu "cantinho"... Parabéns pela força e sempre que for necessário algo para ajudar... e eu puder dar uma maozinha amiga voluntária cá estarei...

Beijinho para todosClaudia
(http://www.kamarelisses.blogspot.com/)
(mailto:)
De Anónimo a 8 de Abril de 2005 às 14:41
Olá R.G.

Eu concordo contigo. Por isso é que fizemos o Fórum Hepatite C, cujo principal objectivo foi chamar a atenção para a necessidade de um plano nacional para a Hepatite C e por isso estou "brigando" junto ao Ministério da Saúde para que haja o Plano Nacional para a Hepatite C. O rastreio entretanto é muito importante pois sem rastreio, não se pode fazer um plano eficaz.

O rastreio para a SIDA vai ser feito e envolve muito dinheiro. Podia se aproveitar a infra-estrutura e fazer o rastreio conjunto, rápidamente. Por isso é importantíssimo o rastreio junto com a SIDA, pois há pouco dinheiro e precisa ser bem aproveitado. Se não fizerem o rastreio com a SIDA, dificilmente o farão depois, sózinho, entende ? E, repito, sem rastreio, não há plano eficaz, na minha opinião.

Fico satisfeito quando vejo que as pessoas se manifestam, participam e opinam. A sua opinião é muito importante também.

Um abraço

Val
Val Neto
</a>
(mailto:hepatitec@netcabo.pt)
De Anónimo a 8 de Abril de 2005 às 14:35
Bom dia

Val gostaria de fazer um breve comentário,em relação a inserir procedimentos relacionados a hepatite C a outros programas tipo "SIDA"oque precisamos é que as autoridades responsaveis pela saúde , deem a devida atenção a questão da hepatite c e não é utilizando de outros programas que vai resolver.Na minha opinião oque precisa uma mobilização urgente é que criem UM PROGRAMA PARA HEPATITE C como muitos outros tipo hipertenção,diabetes,doenças sexualmente transmissiveis,tuberculose etc.com recursos pré definidos. Bom é isso que eu penso. Um forte abraço

R.G.
</a>
(mailto:)

Comentar post