Quarta-feira, 9 de Março de 2005

Fórum Hepatite C é destaque no SAPO Saúde

O Fórum Hepatite C, a primeira iniciativa oficial da SOS Hepatites-Portugal, é destaque no SAPO Saúde.


Clique no link abaixo para ver a íntegra da informação :


 http://saude.sapo.pt/gc/550401.html


 

publicado por ValNeto às 12:35

link do post | comentar | favorito
|
3 comentários:
De Anónimo a 13 de Março de 2005 às 21:48
Com relação ao tratamento de manutenção, até onde eu sei, existe uma opinião expressa na reunião de consenso que diz:

"O tratamento de manutenção, estratégia que consiste na terapêutica prolongada, além do tempo convencional, em doentes com cirrose hepática e resposta bioquímica, mas sem resposta virológica, necessita ainda de ser validado em ensaios clínicos, e é ainda de cariz experimental."

No que diz respeito às células tronco, até onde sei também, ainda não há nada de novo relativamente a elas, nas hepatites.
Val Neto
</a>
(mailto:hepatitec@netcabo.pt)
De Anónimo a 11 de Março de 2005 às 10:29
Caro amigo Carlao

Como sabe tenho defendido aqui no Blog e defenderei também na Associação a idéia de que todos os que obtiveram ou vierem a obter a cura não se devem esquecer que há cerca de 35% de casos de pessoas que não a vão obter, ao menos com os tratamentos actuais. Há muitos casos também de pessoas que nem ao menos podem fazer o tratamento, pois quando descobrem ( por acaso ) a doença, essa infelizmente já se encontra numa fase muito adiantado no que diz respeito aos danos hepáticos. Ora, a Associação tem o dever de lutar pelos interesses desses portadores, principalmente.

Já imprimi o teu texto e vou colocar a pergunta ao painel, pois para isso esta previsto um debate ao fim das apresentações.

Aproveito para lembrar a quem não puder comparecer, que pode nos enviar um e-mail com perguntas concretas para serem apresentadas ao painel do Fórum.

Brevemente quero conversar contigo sobre Coimbra e região centro, pois queremos ai uma "filial" da SOS Hepatites e queremos promover ai um Debate aberto nos moldes desse que vai ocorrer em Sintra. Aliás, queremos fazê-lo por todo o País. Se puderes, dentro das tuas possibilidades, nos ajudar nessa tarefa, agradeço imensamente.

Um forte abraço


Val NetoVal Neto
</a>
(mailto:valneto@netcabo.pt)
De Anónimo a 11 de Março de 2005 às 00:24
Boa noite a todos, acho que finalmente está a ser dada importância a esta doença em Portugal.
Desde já felicito todos organizadores (especialmente Val) por acreditarem e apoiarem o começo de informação e debate sobre este assunto tão pouco conhecido das pessoas em geral e até alguns profissionais de saúde.
Lamento não poder estar presente pelo mesmo ser num dia de semana e também porque estou em tratamento de uma situação que também tem a ver com a hepatite C, o que me leva a estar menos disponível durante uns meses, pois gostava de seguir o grupo desde o inicio para poder mais tarde tentar trazer este grupo para a zona de Coimbra ou Viseu ou ambas as cidades, existem muitas pessoas nestas zonas a precisar de uma porta aberta que as ajudem e apoiem quando sabem que têm esta doença e nada sabem sobre a mesma.
Mas a seu tempo penso que isso será possível e desejável.
Gostava que neste fórum no espaço aberto ao debate, saber a opinião dos especialistas a propósito dos doentes HVC cirróticos não-respondedores ao tratamento?
Será que é aguardar transplante? Ou fazer tratamento de manutenção para ajudar a manter a cirrose compensada e evitar cancro?
Porque penso que os assuntos ligados à doença não podem nem devem ficar fechados só aqueles que conseguem negativar e à preocupação se vai voltar a ser detectável ou não, para não se cair na conversa de só se falar negativar, sustentar resultados etc…e esquecer aqueles que não negativaram e vivem em desespero e a estes doentes dizer-lhes, VAI PARA LISTA DE TRANSPLANTE, MORRA!! Pois manter a qualidade de vida deve ser igual para todos os doentes.
Para terminar também tenho ouvido falar nas células-tronco e que as mesmas poderiam vir a ser úteis à medicina em geral, pergunto para pessoas infectadas de Hvc com ou sem cirrose qual a utilidade das mesmas?
Abraço, carlao.


carlao
</a>
(mailto:)

Comentar post