Sexta-feira, 25 de Fevereiro de 2005

Descoberta a forma de actuação do vírus da Hepatite C

recebi esse artigo do Grupo Otimismo ( www.hepato.com )

«««Estudos realizados no UT Southwestern Medical Center de Dallas, Estados Unidos, a ser publicado na edição de Março do Journal of Virology , demonstram como conseguiram elucidar os mecanismos usados pelo vírus da hepatite C para enganar o sistema de defesa do organismo. Esta descoberta poderá ajudar no desenvolvimento de medicamentos mais efetivos para o tratamento da hepatite C e de outras doenças com mecanismo de ação semelhante.

Os pesquisadores encontraram no vírus da hepatite C um gene denominado RIG-I o qual se liga as células de defesa do sistema imune e se replica nas células sadias do fígado. Em principio as células do sistema de defesa do organismo deveriam combater o vírus, mas desta forma o vírus da hepatite C evita a resposta do organismo.

Informes on-line distribuídos pelo pesquisador chefe, Dr. Galé, mostram que o gene RIG-I forma uma proteína deformada, tornando a célula incapaz de enviar sinais ao sistema de defesa do organismo, abolindo assim as defesas das células contra o vírus da hepatite C. Quando o vírus infecta uma célula o RIG-I se liga geneticamente e passa a enviar uma serie de sinais trocados para outras proteínas para enganar o sistema.

A estudo será fundamental para se estudar inibidores de proteases específicos para esta situação, os tornando capazes de controlar efetivamente a replicação do vírus.

A pesquisa é de tal importância que foi financiada pelo National Institutes of Health - NIH, pela Burroughs Wellcome Fund e pela Ellison Medical Foundation.»»»»

Carlos Varaldo
Grupo Otimismo »»»»»»


MEU COMENTÀRIO:

Não sei se esta notícia se relaciona de alguma forma com o último artigo aqui colocado sobre a matéria divulgada pela página da Rádio Renascença. De qualquer forma me parece que representa mais um avanço no sentido de compreender a forma de actuação do "insidioso bichinho"... Com certeza isso fornece novas esperanças no que diz respeito não só a novos tratamentos mas também no que diz respeito a uma possível vacina. Há que manter a atitude positiva !

Val Neto

e-mail : hepatitec@netcabo.pt
publicado por ValNeto às 01:35

link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.subscrever feeds

.posts recentes

. Missa do 7º dia

. Comunicação

. Contactos da SOS HEPATITE...

. A séde da SOS Hepattes es...

. Fibrotest e ActiTest, sub...

. Os direitos dos doentes

. Arranque público da petiç...

. Variações nos níveis das ...

. URGENTE - Importante Noti...

. Colabore com a petição a ...

.as minhas fotos

.as minhas fotos

blogs SAPO