Quarta-feira, 23 de Fevereiro de 2005

Réplicas do vírus da Hepatite C criadas em laboratórios ! Novas esperanças !

A seguinte notícia está sendo veiculada hoje no site da Rádio Renascença:

«««««Cientistas norte americanos criaram em laboratório réplicas do vírus da Hepatite C, o que poderá abrir caminho a novas terapias contra a infecção.

Esta notícia foi avançada hoje pela Academia Nacional das Ciencias dos Estados Unidos.

Paralelamente, outro estudo divulgado pela revista "Hepatology", da Associação Americana para o Estudo das Doenças Hepáticas, adverte que a infecção com aquele vírus é mais perigosa do que se julgava até agora.

"Ate há pouco tempo, a investigação sobre esta doença infecciosa carecia de um sistema robusto in vitro" disse Jake Liang, director da Divisão de Doenças Hepáticas e Digestivas (NIDDK).

Acrescentou que o cultivo em laboratório produziu partículas virais que tinham todas as propriedades do vírus completo e que foi possível obter uma réplica e uma produção viral.

Cientistas do NIDDK utilizaram para isso o genotipo 1, uma estirpe do vírus com grande incidência entre os seres humanos e a que mais resiste às terapias actuais.

Laing referiu que a técnica criada para obter a réplica pode ser aplicada no desenvolvimento de outros sistemas tendo em vista outro tipo de vírus. »»»»»»»

MEU COMENTÁRIO :

A notícia principal é sem dúvida um novo alento na esperança do desenvolvimento de novas terapias. Quanto ao referido estudo publicado na "Hepatology" no que diz respeito a maiores perigos quanto à infecção, a notícia do site da Renascença não é esclarecedora. Ainda não tive acesso ao mesmo, mas penso que será importante percebermos do que se trata. Assim que houver alguma novidade publico aqui no Blog.

Val Neto
publicado por ValNeto às 11:34

link do post | comentar | favorito
|
3 comentários:
De Anónimo a 23 de Fevereiro de 2005 às 20:24
Será que o gene RIG I não está já patenteado ? Se for o caso vamos pagar os eventuais medicamentos uma fortuna...
Irónica.Marta
</a>
(mailto:mamkf@hotmail.com)
De Anónimo a 23 de Fevereiro de 2005 às 12:52
Coloco aqui um artigo relacionado que recebi do Grupo Otimismo Brasil :

DESCOBERTA A FORMA DE ATUAÇÃO DO VÍRUS DA HEPATITE C


Estudos realizados no UT Southwestern Medical Center de Dallas, Estados Unidos, a ser publicado na edição de março do Journal of Virology , demonstram como conseguiram elucidar os mecanismos usados pelo vírus da hepatite C para enganar o sistema de defesa do organismo. Esta descoberta poderá ajudar no desenvolvimento de medicamentos mais efetivos para o tratamento da hepatite C e de outras doenças com mecanismo de ação semelhante.

Os pesquisadores encontraram no vírus da hepatite C um gene denominado RIG-I o qual
se liga as células de defesa do sistema imune e se replica nas células sadias do fígado. Em principio as células do sistema de defesa do organismo deveriam combater o vírus, mas desta forma o vírus da hepatite C evita a resposta do organismo.

Informes on-line distribuídos pelo pesquisador chefe, Dr. Galé, mostram que o gene RIG-I forma uma proteína deformada, tornando a célula incapaz de enviar sinais ao sistema de defesa do organismo, abolindo assim as defesas das células contra o vírus da hepatite C. Quando o vírus infecta uma célula o RIG-I se liga geneticamente e passa a enviar uma serie de sinais trocados para outras proteínas para enganar o sistema.

O estudo será fundamental para se estudar inibidores de proteases específicos para esta situação, os tornando capazes de controlar efetivamente a replicação do vírus.
A pesquisa é de tal importância que foi financiada pelo National Institutes of
Health - NIH, pela Burroughs Wellcome Fund e pela Ellison Medical Foundation.

Carlos Varaldo
Grupo Otimismo
http://www.hepato.com

Carlos Varaldo
</a>
(mailto:hepato@hepato.com)
De Anónimo a 23 de Fevereiro de 2005 às 12:46
Boas esta é uma boa noticia pois com a replica em laboratorio finalmente passam a perceber o funcionamento do virus e uma futura vacina poderá ser realizada mais rapidamente.

Site da Radio Renascença:
http://www.rr.pt/noticia.asp?idnoticia=128302

Site de onde extrairam a noticia o artigo é que não está completo pois para tal é necessario pagar mas tem muitas boas noticias por lá tambem bastacolocar HVC.

http://www4.nationalacademies.org/nas/nashome.nsf

Para esta em especial:
http://www.pnas.org/cgi/reprint/102/7/2579?maxtoshow=&HITS=10&hits=10&RESULTFORMAT=&fulltext=Jake+Liang+hvc&searchid=1109160840780_2217&stored_search=&FIRSTINDEX=0&journalcode=pnas

Nuno
</a>
(mailto:)

Comentar post