Terça-feira, 22 de Fevereiro de 2005

Alta Autoridade para a Comunicação Social acolhe queixa dos portadores do vírus da Hepatite C

Recebi hoje esse e-mail proveniente da Alta Autoridade para a Comunicação Social :

««««««Exmo. Senhor
Val Neto
valneto@netcabo.pt


OFº Nº 432/AACS/2005


Nº Refª
JAN05PROG03-TV

Assunto: Queixa contra o Programa “Malucos do
Riso” - SIC

Acuso recepção, em 28 de Janeiro de 2005, da queixa de V.Exª em epígrafe.

Relativamente à mesma, cumpre-me informar que foi decidido abrir processo nesta Alta Autoridade, pelo que, logo que este órgão delibere sobre o caso, será dado conhecimento a V.Exª.

Com os melhores cumprimentos.

Lisboa, 17 de Fevereiro de 2005


O Presidente

Armando Torres Paulo

Juiz-Conselheiro »»»»»»


MEU COMENTÁRIO :

Independentemente do resultado do processo, pelo qual aguardaremos serenamente mas convictos de que será feita justiça, penso que o acolhimento da nossa queixa ( fomos muitos a enviar os e-mails ) é prova cabal da necessidade de estarmos unidos e atentos ao que se escreve e se diz sobre a Hepatite C, no sentido de desmistificarmos a doença e erradicarmos os preconceitos a ela associados. Mais do que isso, é também a evidencia de que a união faz a força e da importancia do exercício da cidadania. Temos um longo e árduo desafio pela frente, mas não desistiremos de lutar pelos nossos direitos e pela nossa dignidade . É uma pequena vitória, mas também um prenúncio de que nos estamos a preparar para muitas e grandes batalhas !

Penso que estamos todos de parabéns !


Val Neto
e-mail : hepatitec@blogs.sapo.pt


publicado por ValNeto às 19:19

link do post | comentar | favorito
|
3 comentários:
De Anónimo a 16 de Março de 2005 às 23:28
Concordamos consigo que rir faz bem à saúde. Congratulamo-nos consigo por encarar de forma positiva a doença. Assim é que tem que ser. Ficamos felizes por sabermos que assume a doença de cabeça erguida.
Discordamos completamente de si no que diz respeito a ficarmos calados enquanto um poderoso orgão de comunicação social induz as pessoas em erro, associando a doença ao alcoolismo. Quando fazemos uma queixa contra esse programa à Alta Autoridade para a Comunicação Social não estamos pensando em nós, os já infectados e conhecedors da sua infecção, mas sim nas pessoas que por acreditarem que é um problema exclusivamente de alcóolicos, podem adoptar comportamentos de risco que as levem a infectar-se. E também não queremos ser rotulados de alcóolicos, sem necessáriamente o sermos.

Pode-se fazer bom humor de forma séria. O melhor humor do mundo é aaquele que é tratado de forma séria. Rir é um santo remédio. Difundir o preconceito é um grave erro.

Com relação à sugestão para realizarmos um Fórum, já o fizemos, exactamente hoje, no dia em que colocou aqui o seu comentário. Esse Fórum foi amplamente noticiado e divulgado pelos principais orgãos de comunicação do País. Convidamo-la a pertilhar connosco um pouco da sua alegria, na próxima reunião do nosso Grupo de Apoio, que será noticiada em breve aqui no blog. Volte sempre !

Um abraço e força

Val NetoVAl Neto
</a>
(mailto:hepatitec@netcabo.ptpt)
De Anónimo a 16 de Março de 2005 às 22:44
existem tantas coisas neste mundo que estão erradas e que ninguem liga ou sequer se preocupa...

os malucos do riso é simplesmente um programa de entretenimento... de anedotas... quem nunca contou anedotas de alentejanos ou pretos??? e agora todos os pretos e alentejanos vão fazer queixa???

o tempo que é perdido em coisas sem importância.

eu tenho hepatite c diagnosticada crónica há 10 anos... eu tenho 27.

aprendi a viver com a doença e nunca a escondi. não foi facil a inicio... pensei que não ia durar muito tempo.

hoje em dia, a maioria dos dias não me lembro que tenho hepatite.

à um ano a carga viral começou a subir em flecha e num curto espaço de tempo subiu 750.000. assustei-me bastante porque eu não quero me submeter ao tratamento, não com o genotipo que tenho em que infelizmente a taxa de sucesso é baixa.
esta semana recebi a noticia que baixei 500.000 e tive a certeza de uma coisa...
as preocupações, o medo, a falta de humor tudo isso prejudica a nossa saude.

rir... rir é sempre um bom remédio para os males... já os antigos diziam.
que mal faz fazerem piadas sobre a minha doença... eu própria faço...

ela existe e é muito grave... mas não é preciso fazer um drama e querer obrigar a população a bater a "pala" quando se fala nos problemas.

esta é a situação "eles falam falam mas NÃO FAZEM MAL".

uma piada é uma piada...

ou será que quem têm hepatites não diz piadas e anedotas??? e qundo as faz não é para gozar com o mal dos outros???

em vez de perderem tempo com estas coisas façam mas é um forum onde médicos e doentes possam trocar opiniões sobre os diversos assuntos e duvidas

com este comentário não quero de forma alguma dizer que os tratamentos que existem não possam ser eficazes... eu é que não estou preparada para os fazer.ana
</a>
(mailto:ana_slow@hotmail.com)
De Anónimo a 23 de Fevereiro de 2005 às 20:27
Fico contente. Estou farta de ouvir parvoíces na TV.
m/farta

Marta
</a>
(mailto:mamkf@hotmail.com)

Comentar post