Domingo, 20 de Fevereiro de 2005

Reunião do Grupo de Apoio em 19/02/05 - informativo 1

A reunião de ontem em Lisboa contou com a presença de 17 pessoas, sendo que mais 3 que haviam confirmado a presença não puderam comparecer por motivos de força maior, mas fizeram questão de manifestar por escrito a sua impossibilidade e também o seu apoio.

A reunião foi dividida em duas fases conforme estava previsto: a primeira para que os novos membros do Grupo se apresentassem e para que trocassemos informações, experiencias e entreajuda. A segunda parte foi dedicada a aspectos burocráticos que dizem respeito à legalização do Grupo como Associação e Instituição Privada de Solidariedade Social. Ao fim da segunda parte fizémos também uma partilha de tarefas, pois há imenso trabalho pela frente. Penso que foi uma excelente reunião, bastante participada e que as pessoas que compareceram sairam dali com a convicção de que as coisas estão a andar num bom ritmo e também da necessidade de estarmos unidos e organizados para fazer frente aos desafios que se apresentam.

Já na última 5ª feira tive oportunidade, conjuntamente com outra participante do Grupo, de reunir-me também com uma das leitoras do Blog que veio de Aveiro. Trata-se de uma ex-imigrante portuguesa em França, escritora, com livro publicado naquele país sobre sexualidade e comportamentos de risco na adolescência e com uma grande experiencia pessoal na luta contra a hepatite C, que pôde nos transmitir algum do seu conhecimento sob a forma como o problema é encarado naquele país, trazendo inclusivé material de divulgação de uma Associação francesa que poderá servir de base para que possamos elaborar material similar, adaptado à realidade portuguesa. Essa pessoa poderá servir também de apoio para estabelecermos com essa Associação francesa, algum tipo de colaboração e intercâmbio, para além de funcionar como representante do nosso Grupo naquele distrito ( Aveiro ).

Dentre os participantes da reunião de Lisboa haviam pessoas infectadas, a maior parte em tratamento e também alguns familiares. Contamos também com a participação de uma pessoa ligada à Abraço e uma ligada ao GAT - Grupo de Activistas para o Tratamento HIV e co-infectados que para além de se agregarem ao nosso Grupo contribuiram e continuarão a contribuir com a sua experiência para que possamos acelerar o processo de criação e legalização bem como para que sejamos um Grupo cada vez mais actuante.

Já está definido o nome do Grupo / Associação que terá abrangência nacional. Na próxima semana estarei em condições de anunciá-lo aqui no Blog. Já estamos na fase de finalização dos estatutos e ficaram definidos também os 4 elementos que farão parte da Comissão Instaladora. Penso que ainda no início dessa semana estarei em condições de colocar aqui no Blog um link para quem quiser consultar os estatutos, bem como fichas de inscrição para quem quiser associar-se.

Resta dizer, por ora, que 3 dos presentes vieram do Algarve, que a reunião correu num excelente clima de descontração e camaradagem e que estou francamente optmista com relação à concretização do primeiro objectivo que é criar uma Associação que seja efectivamente actuante, que defenda acima de tudo os direitos e interesses dos infectados e afectados ( familiares, amigos, etc...) e que contribua activamente na disseminação de informações que visem a dismistificação da doença, a melhoria das condições de tratamento e o esclarecimento da população em geral, mas também de todos os profissionais que actuem em áreas que têm ligação directa ou indirecta com a questão das Hepatites virais, para além de um instrumento de pressão sobre os decisores políticos.

No que diz respeito ao Blog Hepatite C, passarei a dividir as tarefas de edição como o Vitor ( Algarvio ) , que também compareceu à nossa reunião, pois trata-se de um estudioso do assunto com bons conhecimentos acumulados, o que me permitirá também libertar um pouco mais do meu tempo para os trabalhos de organização da Associação.

Por ultimo eu queria, em nome do Grupo, agradecer à Associação Vida Abundante, na pessoa do seu presidente João Cardoso, que é também o presidente da Aliança Evangélica Portuguesa ( e que nos foi apresentado pela nossa Madrinha, a Karen ), pela cedência da sala onde nos reunimos, com todas as condições para levar a cabo o nosso trabalho. Quero também agradecer o contributo que nos têm sido dado por Hepatologistas e Gastrenterologistas com grande experiência e renome, através de informações e pareceres técnicos e também com o incentivo para que avancemos. Para a Karen que etá no Brasil, em tratamento e a desenvolver as suas actividades profissionais , para além de cursar a Faculdade de Comunicação e Jornalismo, envio também uma palavra de apreço e os nossos votos de que esteja a correr tudo bem. Estamos a desenvolver esforços no sentido de que ela possa participar já no próximo acto do nosso Grupo, sobre o qual darei conhecimento muito brevemente aqui no Blog. A todos os que não puderam participar da reunião devido à distância ( Porto, Bragança, Coimbra, Guimarães, Braga, Alentejo, etc...) ou devido a afazeres profissionais ou particulares, segue também um grande abraço e o agradecimento pelos e-mails de apoio. Continuaremos a divulgar aqui todas as informações necessárias para que aos poucos todos possam unir-se a nós nesse esforço. Mantenham contacto através do Blog ! A união faz a força !


Val Neto
e-mail: hepatitec@netcabo.pt
publicado por ValNeto às 16:16

link do post | comentar | favorito
|
2 comentários:
De Anónimo a 3 de Março de 2005 às 17:42
Já estamos a fazer Marta! ja estamos a fazer! Bjinhos
emilia
</a>
(mailto:alim.costa@clix.pt)
De Anónimo a 23 de Fevereiro de 2005 às 20:40
Acho que vamos fazer um bom trabalho !
(-:Marta
</a>
(mailto:mamkf@hotmail.com)

Comentar post