Sábado, 5 de Fevereiro de 2005

Colóquio "Hepatite C - uma realidade silenciosa"

Realizou-se ontem, 4 de Fevereiro, por volta das 17:30 hs, no Centro Cultural Manuel da Fonseca, em Ferreira do Alentejo o Colóquio "Hepatite C uma realidade silenciosa", organizado por 4 Alunos Estagiários do 4º ano do IV Curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de Beja e Enfermeiros do Centro de Saúde de Ferreira do Alentejo. O principal convidado foi o Prof. Dr Rui Tato Marinho, da Unidade de Hepatologia do Hospital de Santa Maria ( Lisboa ). Eu também estive presente, uma vez que fui gentilmente convidado pela turma de Alunos Estagiários.

Numa altura em que as autoridades pouco ou nada fazem no que diz respeito à divulgação da Hepatite C, suas consequências e formas de prevenção, é de louvar-se o esforço desses jovens alunos, que comprova a importância de ser a própria sociedade civil, perante a inércia dos governantes, a tomar para si as rédeas do problema.

O Colóquio foi muito bem organizado e divulgado e contou com a participação de vários agentes de saúde locais ( enfermeiros e médicos ), comunicação social e da população em geral.

O Prof. Rui Tato Marinho abriu os trabalhos com uma explanação eficaz, numa linguagem acessível e directa, apoiada por suportes audio-visuais. Seguiu-se uma sessão de perguntas e respostas bastante participada. Depois pude dar o meu testemunho pessoal e abordar questões relativas aos preconceito associados à doença, bem como as dificuldades que podem ocorrer durante o tratamento. Houve então uma nova sessão de perguntas e respostas, também participada pela audiência e por fim o encerramento do Colóquio.

Eu gostaria de destacar também a já conhecida hospitalidade Alentejana e agradecer publicamente a forma generosa e carinhosa como fui recebido por todos os envolvidos na organização do evento.

Esse Colóquio foi, sem sombra de dúvidas, um excelente exemplo dado por 4 jovens Alunos de Enfermagem de como, com boa-vontade e perseverança, pode prestar-se um excelente serviço à comunidade. Mostra também a crescente importância que tem a classe dos Enfermeiros na resolução dos problemas da Saúde e em particular da Hepatite C.

Nota 20 !

Val Neto
e-mail: hepatitec@netcabo.pt



publicado por ValNeto às 21:42

link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De Anónimo a 5 de Fevereiro de 2005 às 22:28
Agradeco que os comentários aqui colocados fiquem restringidos a aspectos directamente relacionados com a Hepatite C.

Serão apagados comentários que contenham exclusivamente mensagens políticas, religiosas ou clubísticas sejam de que orientação for ou que contenham publicidade a produtos, medicamentos ou serviços, sejam quais forem.Val Neto
</a>
(mailto:hepatitec@netcabo.pt)

Comentar post