Segunda-feira, 24 de Janeiro de 2005

Depoimento 25 : ...apareceu-me uma ferida na boca (interior da bochecha)...

Mais um depoimento que publico de forma anónima, para que outras pessoas que estejam a passar ou que tenham passado pelo mesmo problema, possam também se manifestar a respeito:

«Olá!
Quero antes de mais dar-lhe um grande abraço, pelo seu blog que tem sido para mim e aposto que para todas as outras pessoas com HVC, uma grande ajuda em todos os aspectos. Pois é bastante reconfortante podermos ter acesso e partilhar informações relacionadas com este problema.

Iniciei o tratamento interferão/ribavirina há 3 semanas, e claro que na primeira semana os efeitos secundários (sintomas gripais)foram grandes. Na segunda, esses efeitos não foram tão fortes e na terceira, quase não se fizeram sentir.
Claro que isto era previsível, pois o organismo vai-se habituando ao tratamento.
Felizmente, em relação à possível irritabilidade/depressão associada ao tratamento, ainda não senti qualquer alteração de estado de espírito (é possivel que só apareça numa fase mais avançada do tratamento?).
Mas nesta última semana, apareceu-me uma ferida na boca (interior da bochecha) na zona onde me tinha sido diagnosticado Líquen plano, o qual costuma estar associado à HepatiteC.
O dermatologista tinha-me explicado que o líquen em princípio, não seria grande problema, desde que não mudasse de aspecto ou não aparecesse alguma ferida/úlcera.
Falei nisso ao meu hepatologista, e fiquei com a sensação de que ele não valorizou grandemente esssa questão.
(Pois...não é ele que tem a ferida na boca)
Todavia, receitou-me um gel corticóide (Gelidina), o qual não está a resultar tão bem como eu esperava.
Queria perguntar-lhe se tem conhecimento de um caso semelhante, e qual o tratamento seguido?

Um abração

AL»

MEU COMENTÀRIO : Já me apareceram testemunhos de casos parecidos. Como não sou médico, submeti a pergunta do nosso leitor a um dos Hepatologistas que de forma anónima nos tem ajudado. Eis a resposta obtida:

«Olá Val Neto

Apesar de não ser muito frequente, tenho alguns doentes com lesões na boca
como reacção adversa ao tratamento. Na maior parte dos casos não são graves
apesar de incómodas. O tratamento depende do tipo preciso de lesões já que
existem várias formas de lesões... No fundo depende do diagnóstico de
certeza (líquen, aftas, pênfigo, etc) »

publicado por ValNeto às 20:54

link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.subscrever feeds

.posts recentes

. Missa do 7º dia

. Comunicação

. Contactos da SOS HEPATITE...

. A séde da SOS Hepattes es...

. Fibrotest e ActiTest, sub...

. Os direitos dos doentes

. Arranque público da petiç...

. Variações nos níveis das ...

. URGENTE - Importante Noti...

. Colabore com a petição a ...

.as minhas fotos

.as minhas fotos

blogs SAPO