Segunda-feira, 13 de Dezembro de 2004

Informações básicas, resumidas e actualizadas sobre a Hepatite C: Ajude a divulgá-las !!!

Recebi , entre outros e-mails, um com a seguinte solicitação :


«Ola Boa tarde: Somos um grupo de quatro alunos do 4º Ano da Escola Superior de Enfermagem de Beja que neste momento nos encontramos a estagiar no Centro de Saúde de FERREIRA DO ALENTEJO. Estamos a desenvolver um projecto de Educação para a Saúde sobre HEPATITE C que se destina aos jovens da região com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos. Consideramos este tema bastante pertinente uma vez que é pouco debatido, existe pouca informação e a taxa de incidência neste grupo etário é cada vez maior, tornando-se assim uma realidade cada vez mais preocupante. Por este motivo venho por este meio pedir se nos pode facultar alguma informação sobre o tema e mesmo algumas ideias que se possam aplicar a esta população. O nosso desde ja mt obrigado


Com os melhores cumprimentos:


Daniela Dinis»


Meu comentário :


Fiz questão de colocar aqui o texto do e-mail porque acho esta iniciativa de todo louvável. Já foi devidamente respondido. Para quem tem interesse em divulgar a Hepatite C deixo aqui dois links com informação actualizada e resumida sobre a doença, formas de contágio e de prevenção. Basta imprimi-las e afixá-las no Hospital ou posto de saúde mais próximo de si.


Folder 1 : http://www.valneto.com/hepatitecfolder1.htm


Folder 2 : http://www.valneto.com/hepatitecfolder2.htm


Val Neto

publicado por ValNeto às 18:05

link do post | comentar | favorito
|
2 comentários:
De Anónimo a 14 de Dezembro de 2004 às 00:57
No seguimento do meu ultimo comentário,a iniciativa é excelente,e a continuarem assim tenho a certeza que o vossos objectivos irão ser alcançados.
Gostei muito que me tivessem visitado,assim que me fôr possivel tentarei abordar este tema com a dignidade e qualidade que o vosso blog mereçe, e desta maneira tentar ser mais um a dar voz ao vosso excelente trabalho.
Pedropedro
(http://coisasdodia.blogs.sapo.pt)
(mailto:pedromiguel.74@sapo.pt)
De Anónimo a 13 de Dezembro de 2004 às 23:04
Boa noite a todos, em relação ao contágio e prevenção da hepatite c acho que o Val Neto já vos respondeu de forma correcta. No entanto como vocês pedem também ideias para aplicar á população, não sei se é aos já infectados, mas se for o caso acho que devem tentar dar o vosso apoio a estas pessoas pois a maior parte das vezes esta doença principalmente em idades jovens é recriminada por pessoas ignorantes.
Situação esta que leva muitos infectados ao isolamento, depois vem a parte do tratamento quando necessário, nesta fase e por minha própria experiência e muitos outros com quem me correspondo é super-importante um bom estado psicológico pois o mesmo, dependendo de pessoa para pessoa pode ser violento a vários níveis e se não houver uma boa base emocional para o poder suportar corre-se o risco de não se concluir o tratamento e o combate ao vírus e ficar-se com os efeitos colaterais da medicação independentemente possa ou não voltar a fazer outro tratamento.
Na minha perspectiva falta-nos em Portugal grupos de apoio para dar suporte ás pessoas infectadas e silenciadas por este maldito vírus, sendo este blog já um grande passo nesse sentido mas infelizmente este espaço não chega a todos e em situações mais difíceis não nos basta escrever para aliviar a pressão e confusão quando somos confrontados com a noticia da doença interessa-nos sim alguém com alguma experiência na mesma situação, no fundo sabermos que não estamos sozinhos e que juntos temos mais força. Por isso deixo-vos esta ideia, se no vosso estágio conseguirem juntar algumas pessoas com esta doença tentem fazer um grupo, tenho a certeza que ia ser muito positivo para os doentes e importante para vocês. Abraço, carlao.
carlao
</a>
(mailto:)

Comentar post