Sexta-feira, 5 de Novembro de 2004

Dúvida : descobri hoje que tenho Hepatite C...

«O meu nome é ______, tenho 26 anos e descobri hoje que tenho Hepatite C...

Estou de rastos. Fui mostrar umas análises à minha ginecoligista com a intenção de tentar engravidar, e ela diz-me que tenho Hepatite C. Não sei o que fazer, o que pensar. Vim para a internet tirar explicações do que é esta doença, e descobri este site. Pode-me ajudar?

A médica pediu-me para repetir as análises.»

MINHA RESPOSTA:
Antes de mais nada, deves manter a calma, pois não há razão para alarme. Mas deves, logo que possas marcar uma consulta com um especialista ( hepatologista ou gastroenterologista ). Pelo seguinte motivo :

- Para que ele solicite a repetição e outros tipos de análises ( nos hospitais públicos são gratuitas), uma delas se chama RNA ou análise da carga viral que vai determinar realmente se é portadora da Hepatite C crónica ou se faz parte dos cerca de 30 % da população infectada que só tiveram contacto com o vírus e que o eliminam de forma expontânea. Mesmo que o resultado destas novas análises revele que é portadora da doença crónica, deve manter a calma e o optimismo pois há cura para a Hepatite C e mesmo o facto de ser uma pessoa jovem aumenta a possibilidade de uma cura relativamente rápida e com poucos transtornos. É preciso entretanto não descurar do esclarecimento e da avaliação eficaz de um possível dano hepático e sua extensão, caso as análises se confirmem positivas. Mantenha contacto connosco e não hesite em escrever-me se tiver dúvidas ou dificuldades.

Boa sorte e força!

Val Neto


publicado por ValNeto às 12:50

link do post | comentar | favorito
|
16 comentários:
De Anónimo a 7 de Novembro de 2004 às 10:02
Bom dia
Todos os portadores quando sabem é um choque terrivel.
Depois de se pesquizar na net ainda ficamos piores, pois existe muita informação errada e não actualizada pelo menos quando eu descobri antes do natal de 2001, pois como fiz a biopsia primeiro dava hepatite, mas não dizia qual e só tinha em mente que a ser seria a B, no pior dos casos pois tive contacto com uma pessoa com ela a uns anos traz.
Depois de saber que é C como o Val referiu convem fazer outro exame, de preferencia noutro centro de analises pois pode ser um resultado falso, por isso a medica te pediu para tirares nova analise .Nada como uma repetição da analise noutro local.
Quanto a gravidez não sei se já escrevi no blog em algum outro comentario mas aqui vai.
No teu caso não recomendaria agora sem saberes o resultado da nova analise.
Depois se esta se confirmar que esperemos que não.
Convem ir ao hepatologista e depois de biopsia, mais analises e ecografia para avaliar o estado do figado, é que se coloca o figado e a gravidez na balança por assim dizer.
Caso tenhas HVC e comeces o tratamento digamos no principio do ano que vem e caso seja o mais longo só deveras engravidar 1 ano e meio depois do inicio do tratamento devido a ribavirina trazer mal formações ao feto ou seja com 28 anos que ainda não é tarde para uma mulher.
Ou então caso o figado não esteja muito afectado a gravidez primeiro mas de cesariana pois evita o contacto entre o sangue e o feto no nascimento a percentagem disto acontecer é baixa mas devemos no minimo proteger quem vem ai mesmo que passes pelo tratamento tambem deves optar por ela esta é claro uma opinião pessoal.
Conheço bastantes mulheres que deram a luz por assim dizer e não passaram a doença para os filhos (pois até desconheciam que tinham a HVC) mas tambem conheço algumas, poucas que passaram por isso caso a mulher saiba que tem HVC ou outra doença que seja evitada pela cesariana deve optar por esta.
Fica bemNuno
</a>
(mailto:Godnh@hotmail.com)
De Anónimo a 11 de Fevereiro de 2010 às 21:14
Oi minha amiga.
não fique desesperada. Vou te contar minha historia.
Tenho 32 anos, recem casada, desejava engravidar, iniciei os exames, quando descobri que sou portadora da hepatite C.
Com esta informação, fui atrás de um infectologista, atualmente passo em consulta com 02 infectologista, um deles é do hospital das clinicas.
Mesmo sabedora da minha doença, decidi engravidar, pois fui informada que somente poderia engravidar 02 anos após o termino do tratamento da hepatite.
para mim é muito tempo, haja vista que o tratamento dura no minimo 1 ano.
enfim, engravidei.........quando voltei na ginecologista ela me deu uma bronca porque eu estava gravida, disse que eu não podia, falou barbaridades. Enfim, troquei de ginecologista, fiz o pré natal direitinho, em outubro/07 minha filha nasceu........linda.....perfeita.........e o mais importante, sem hepatite..........logico, que o meu parto foi cesária.
minha filha esta com 02 anos, esta semana (fev/2101) retornei no infectologista, fiz a biopsia e deu METAVIR F1 A1, não sei o que isto significa, porém, o medico me informou que a principio não vou precisar fazer o tratamento, mais que quer me tratar enquanto estou jovem.
enfim, em agosto vou retornar ao médico para acompanhamento, até que este verifique a necessidade de tratamento.
o mais importante desta minha historia, é que a minha vontade de ser mãe foi maior, arrisquei, fiz o pre natal direitinho, fiz meu parto cesária, e hoje tenho uma filha lindaaaaaaaaaa e perfeita.
confie em Deus, tudo vai dar certo, assim como deu comigo..

bjs
Não bebo, não fumo, aparentemente tenho uma saude perfeita. Apesar de descobrir que estava com hepatite C, iniciei a trajetoria por um bom infectologista.
De Anónimo a 6 de Novembro de 2004 às 12:52
Boa noite, tal como Val Neto já escreveu numa situação destas à que manter a calma e não desmoralizar pois a hepatite c tem cura. Por outro lado como já estive desse lado sei bem avaliar a confusão pela qual a pessoa passa quando confrontada com a notícia, de qualquer maneira é importante que faça as análises para ver se realmente tem ou não o vírus activo, se por acaso estiver activo ver em que estágio é que se encontra isto são os procedimentos que eu julgo que terá de passar, mas não fique triste e a pensar que está sozinha, de nada vale estar-mos a pensar negativamente sobre coisas que não sabemos por isso quando quiser venha até este blog e exponha as questões que a preocupam eu já passei pela mesma situação a diferença é que na altura não havia nenhum espaço como este, por isso agora que cada vez somos mais e mais próximos vamos para a frente.
Força.
Abraço, carlao
carlao
</a>
(mailto:)
De Anónimo a 28 de Outubro de 2009 às 18:35
gg
De Anónimo a 28 de Outubro de 2009 às 18:49
Descobri qu e tenho hepatite faz umas 2 semanas, e tõ desesperada,não consigo acreditar até agora, perdi um pouco a vontade de ir pra cama com o meu esposo, pois me sinto envergonhada, pois antigamente nós não usávamos preservativo e agora com a descoberta da doença temos que usar, eu queria engravidar agora final do ano, mas agora ficou meio complicado, afinal nem sei se posso engravidar.
De claudia a 15 de Dezembro de 2009 às 19:23
e muit triste tambem estou passando a mesma coisa
De luciana a 10 de Fevereiro de 2010 às 14:00
DESCOBRI QUE TENHO HEPATITE C EM JULHO DE 2007, NO QUINTO MÊS DE GRAVIDEZ DA MINHA ÚNICA FILHA, FOI BARRA, CHOREI MUITO, FIQUEI COM MUITO MEDO DE PASSAR ESSA DOENÇA PRA MINHA BEBÊ. O PARTO FOI CESÁRIA E GRAÇAS A DEUS MINHA FILHA ESTÁ LIVRE DO HCV! PORTANTO CURTA BEM SUA GRAVIDEZ, SÓ NÃO ACONSELHO AMAMENTAR...POIS MEU MÉDICO DISSE SER PERIGOSO PELAS RACHADURAS QUE A SUCÇÃO PODE CAUSAR....SEJA FELIZ E FIQUE TRANQUILA QUE DEUS É MAIS E TUDO VAI DAR CERTO
De anonimo a 11 de Fevereiro de 2010 às 21:24
meninas
fiquem calmas
hepatite C, é uma doença triste, mais não é o fim do mundo, descobri que tenho hepatite há aproximadamente 03 anos, qdo comecei fazer exames para engravidar.
engravidei, amamentei minha filha até os 5 meses.
estou com meu marido há aproximadamente 12 anos, nunca usei preservativos, engravidei sabendo que tinha hepatite C, e graças a Deus, nem meu marido, nem minha filha possuem esta doença.
não sei como peguei hepatite C, mais não acredito que esta doença se transmita no sexo, pois se transmitisse, meu marido teria. É graças a Deus ele não tem.
Sou otimista, hoje meu infectologista disse que devido ao estagio do meu figado, (metavir f1 a1), não vou precisar fazer o tratamento, mais um dia terei que fazer, estou me preparando psicologicamente para este tratamento no futuro, pois ouvi falar que o tratamento é muito dificil.....mais pela minha filha, pelo meu marido, e com a ajuda de Deus eu vou vencer esta batalha.
De maria carmen a 21 de Novembro de 2010 às 17:45
Descobri que tinha hepatite C genotipo 3 no ano passado .Meu marido já havia descoberto que tinha hepatite Agenotipo 1,eu estou com os virús zerada ,mas meu marido não aguenta o tratamento, as plaquetas dele caem e fica muito mal.Minha pergunta como ele tem A1 e eu C3 como pegamos visto que nunca tive vicíos ,não bebo ,sou saudável.
se puderem me respondam
marai carmen diáz
campina ssp
De Desesperada a 23 de Setembro de 2010 às 11:31
Hepatite C,
Também eu estou de rastos por ter recebido ontem o resultado das minhas análises onde menciona "positivo" na Hepatite C. Tenho 46 e estava a tentar engravidar (através de dadora). Nunca soube ou desconfiei que tinha Hepatite C. tenho um filho saudavel e uma vida (penso) saudavel, não fumo, bebo socialmente (jantar ou se saio à noite). O meu marido não tem nada. Ao ler os "posts" deste blog penso se valerá a pena seguir com o meu sonho e o do meu marido de termos um filho, pois segundo percebi temos de esperar mais de 1 ano para iniciar todo o processo. É isso? Mesmo com dadora? Cmpts
De Desesperada a 23 de Setembro de 2010 às 11:43
Tal como um "Anonimo" também eu me sinto mal com o meu marido. Sinto que a qualquer momento poderei ser julgada como uma pessoa premiscua e que isso poderá afectar a nossa relação.
Embora ele me dê todo o apoio e nem dê a importância que eu estou a dar ao facto de ter dado positivo.
De walter a 6 de Agosto de 2011 às 16:17
sou homen tenho hepatite C, posso ser pai ?
seu eu tiver relação sexula com minha parceira sem preservativo, ela pode tambem contrair hepatite C ?
De Livia a 12 de Julho de 2012 às 00:51
Agora vou contar a minha historia. tenho 27 anos, como todas as mulheres fui ao ginecologista fazer exames para engravidar e os resultados 0 a 10 negativo 1 a 2 indeterminado e acima de 2 positivo fiz e constou HCV indeterminado 1.88 fiquei arrasada , então o meu medico pediu para refazer com 15 dias deu positivo 2.11 entrei em pânico fui né um medico especifico e meu marido tbm fez e deu negativo graças a deus. então ela me pediu para fazer o quantitativo e qualitativo e graças a deus não contou nada, voltei ao medico e refiz o HCV novamente e deu indeterminado agora 1.86.... não sei o q fazer. Queria fazer o tratamento logo para engravidar. mas tenho fé em deus que o próximo vai dar negativo para honra e gloria do senhor Jesus ..
De Neiva martinez de Souza a 19 de Outubro de 2012 às 08:04
Gente em 94 tive um cancer linfoma de rodquis fiz tratamento no hospital 9 de julho sarei tive alta total durente o tratamanto fiz 17 transfusão de sangue agora venho descobrir que tenho o virus hiv e hepatite c fiquei desesperada tenho 65 anos depois de uma herpes por baixxa emunidade que fiquei sabendo sempre tive uma vida regrada nunca usei droga nem umeif nem bebi sempre tive apenas meu marido o que me espera ja estou tomando coquetel e acabei de fazer biopsia hepatica isso acabou com minha vida agradeço a ajuda
De macedo a 10 de Novembro de 2012 às 17:07
Tenho 45 anos, acabei de fazer um exame de rotina deu hc popsitivo, com indce 1.9, estou tensa com isso, marquei uma consulta na fio cruz para fazer a analise, estou aguardando ansiosa o resulltado , gostaria de saber se alguem já passou por isso e se obteve acura, se conseguiu negativar a carga viral

Comentar post