Domingo, 24 de Outubro de 2004

Depoimento 10 : Karen Matzenbacher ( ex Karen Jardel ) dá a cara pela Hepatite C em Portugal

Recebi o primeiro e-mail de Karen Ribeiro Matzenbacher (ex-esposa do futebolista Mário Jardel ) no dia 03-10-04. Não o publiquei na altura, embora houvesse no e-mail autorização para tal, porque quis confirmar a fonte da informação. Senti-me na obrigação de fazê-lo porque se trata de uma pessoa extremamente conhecida em Portugal (e não só) e eu não poderia agir de forma leviana ( normalmente publico os depoimentos de forma anónima e devidamente autorizado pelos depoentes ). Após estabelecer contacto telefónico com a Karen ( que se encontra no Brasil ), pude confirmar a veracidade do e-mail e convidá-la para ser a madrinha desse nosso Blog, convite esse que foi imediatamente aceite por ela.

Passo portanto a transcrever o primeiro e-mail recebido :

« Oi, Val Neto, meu nome é Karen Ribeiro, acho que você deve me conhecer sou ex-esposa do Jardel, e em Maio descobri que sou portadora do vírus da hepatite c , comecei o tratamento com peg interferon e ribaravina mas nesta semana meu médico resolveu suspender o tratamento pois as minhas plaquetas estavam muito baixas e o tratamento não estava adiantando.Mas estou te escrevendo pois vi no seu site que vocês querem abrir uma instituição de apoio aos portadores e gostaria de ajudar , não sei bem como, mas já pensei em poder tentar, junto com vocês, falar com alguém do governo para divulgarmos a hepatite. Emfim nao sei bem como mas gostaria de dar o meu apoio. Não me importo que divulgue este email . Estou convivendo bem com esta hepatite, me sinto só um pouco cansada por causa dos remédios mas tenho muita fé em Deus e acredito que esta doença apareceu em mim para que eu possa ajudar outras pessoas que têm o vírus e que não lidam tão bem com ele. Me escreve e estou
à disposiçao para tudo que precisarem de mim, e nunca se esquecem que JESUS ama muito todos vocês e que tem um propósito para cada um e devemos não lamentar as adversidades mas aprendermos com elas. Força a todos e existe um nome acima de qualquer doença e de qualquer diagnóstico e este nome se chama JESUS.

Karen Ribeiro »


Esse primeiro e-mail foi por mim respondido ( como de resto faço com todos os e-mails que recebo ). O 2º e-mail foi-me enviado em 07/10/03. Passo a transcrevê-lo:

«Oi,Val Neto, sou eu mesma e autorizo a colocar o meu depoimento no seu Blog. Fico feliz em saber que você é o autor do Samba do Golo pois mesmo ontem passámos quase o dia todo ouvindo pois meus filhos adoram.
(Nota do editor : Curiosa e coincidentemente sou o autor do Samba do Golo, música que fiz em homenagem a Mário Jardel quando jogava no Sporting Clube de Portugal, incluído no CD de mesmo nome, que é produto oficial do “meu” Sporting... rsrs. A Karen, ao enviar-me o primeiro e-mail, desconhecia esse facto, ou seja: não associou o meu nome à canção).

Quanto aos meus filhos eu já fiz o exame e pela graca de Deus eles não têm hepatite, estou com um médico muito bom aqui em Sao Paulo e ele acredita que eu já tenho esta hepatite há muitos anos pois nunca bebi, e meu fígado já está lesado em 50 por cento. Esta semana tive que parar com o tratamento pois as minhas plaquetas baixaram muito e o médico preferiu suspender o tratamento. Me sinto bem e muito forte espiritualmente, pois acredito que só com JESUS conseguimos ultrapassar os efeitos do Interferom. Nunca senti nada mais forte, sempre tive controle sobre o meu humor, e nunca tive nenhuma reação a mais,
mas desde o primeiro momento coloquei na minha cabeça que não iria sentir nada e não senti, agradeço a Deus por isso e por ter descoberto esta doença a tempo de tratá-la.

Vamos manter contato e no que eu puder ajudar conta comigo.

abraços

Karen»


Após esse segundo e-mail, também prontamente respondido por mim ( fiz o convite à Karen para ser a madrinha do Blog e solicitei o seu contacto telefónico para que eu pudesse confirmar a veracidade da informação que recebia ), veio o terceiro em 12/10/04. Passo a trancrevê-lo:

« Oi ,Val Neto,

Não precisas ficar preocupado pois só parei o tratamento pois as minhas
plaquetas estavam muito baixas e havia perigo de hemorragia. Eu já fiz a biópsia e meu fígado está prejudicado em 50%. Eu quando nasci fiz uma
transfusão de sangue e meu médico acha que posso ter pego o vírus aí, pois nunca bebi e meu fígado já está assim.

Mas quanto ao convite fico muito feliz e é claro que eu aceito pois acho super importante divulgarmos a hepatite pois várias pessoas podem estar contaminadas e não sabem, como foi o meu caso.

Me liga ou me escreve para eu saber o que preciso fazer como madrinha do Blog

Meu telefone é ____________

O que precisares conta comigo e

Força a todos,

Karen »


A partir daí tenho mantido contacto telefónico com a Karen. Assumo a total responsabilidade pelos conteúdos aqui colocados.

A partir de hoje portanto , a Karen é a Madrinha desse Blog. Penso que ela é a primeira mulher a dar a cara pela Hepatite C em Portugal e penso também que a sua fé e a sua coragem são um belíssimo exemplo para todos nós. Homenageio, através da Karen, todas as mulheres que em Portugal têm passado por essa difícil situação ( e não são poucas... ) e em particular aquelas que mesmo anonimamente têm colocado aqui os seus depoimentos e que através de e-mails particulares me têm incentivado a seguir nessa luta.

Para finalizar, repito o apelo que fiz há dias atrás no artigo intitulado “A importância de nos mantermos unidos” publicado aqui no blog:

“Nós os doentes não podemos ficar à espera. Temos que tomar a frente. Por isso peço a todos que se mantenham em contacto com o Blog e que o ajudem a divulgar. Quantos mais formos, mais força teremos. Agradeço a todos que estiverem dispostos a unir-se à volta dessa causa que me contactem por e-mail, para que nos possamos organizar. A união faz a força !”

"Não saber é ruim, não querer saber é pior, mas não se preocupar com as consequências dessa omissão é imperdoável"

e-mail de contacto : valneto@netcabo.pt



publicado por ValNeto às 20:07

link do post | comentar | favorito
|
9 comentários:
De Anónimo a 25 de Outubro de 2004 às 19:45
Boas não venho aqui diariamente como faço com o outro grupo brasileiro mas hoje vim e vi esta maravilhosa noticia não para a Karen mas por ela ter apoiado este blog e por ter dado a cara pela doença.
Era para já ter comentado mas agora recebi o jornal do correio da manha que uma amiga minha (das poucas em que posso confiar esta doença e que sabe como foi dificil a batalha)me comprou pois 1ª pagina temos a Karen numa tira vermelha a dizer "Sim, tenho hepatite C" e saltando para a pagina 12 deparo-me com uma pagina inteira muito bom mesmo :) (pois com noticias sobre a doença alguns até ganham corragem par fazer o exame para saber se teem, o pior é o que vem escrito sobre a aadhvir mas tambem estamos em Portugal do papel a pratica a maior parte das vezes nem acontece, como se vê e em relação do comentário do medico falta de tempo não é desculpa e mesmo dinheiro julgo que tambem não pois o grupo que pertenço basileiro cresceu a partir das pessoas que o frequentam e que tem este virus e com o passar dos anos está maior mas é como a Karen diz "...ao contrário de Portugal, no Brasil há combate a doença.O governo canalisa esforços para o combate, há associações de apoio aos doentes e rastreios gratuitos".
Por cá temos a intenção e vamos lá ver se ela não morre solteira.
Quanto ao blog julgo que vai ser movimentado e frequentado mais vezes pois está lá um pequeno texto em tema de conclusão.

Fiquem bem

P.S. Val se quiseres envio-te para o mail uma scanagem da pagina.Nuno
</a>
(mailto:godnh@hotmail.com)
De Anónimo a 25 de Outubro de 2004 às 09:06
Fico contente pla exposição que ganhou este blogue! Tenho-o seguido e é de extrema importancia! Força ;) http://urbano.blogs.sapo.pt/jhfd
(http://urbano.blogs.sapo.pt/)
(mailto:jhfd@sapo.pt)
De Anónimo a 25 de Outubro de 2004 às 00:43
Boa Noite!!O meu Blog tem pouca importancia ainda na blogoesfera..mas vou desde já incluir um link para este vosso blog!E pessoal....não desanimem... FORÇA...VCS SÃO MAIS FORTES!!!Xavi77
(http://mdt.blogs.sapo.pt)
(mailto:xaviercosta77@hotmail.com)
De Anónimo a 25 de Outubro de 2004 às 00:27
O início da luta por uma causa é sempre muito difícil... Complicado mesmo! Pois, são pouquíssimos os que se dedicam de corpo e alma! Mas alguém precisa começar! Só assim ouros virão... Exatamente como está acontecendo aqui! Não sou portadora, mas sou simpatizando da causa... Ofereço todos vocês minha força, ainda que seja à distância, ou através de energia e orações... É preciso que tenham, acima de tudo, fé, esperança e muita garra, p/ poderem lutar e unirem cada vez mais! E lembrem-se: JAMAIS ESMOREÇAM, POIS DEUS SÓ NOS DÁ O FARDO CONFORME NOSSA CAPACIDADE!!! E se hoje passam por tão árdua prova, recebam-na com confiança e amor! E cumpram, dessa forma, da melhor maneira suas missões!!! ........ Silvia SchieflerSilvia
</a>
(mailto:silschiefler@hotmail.com)
De Fernando a 16 de Julho de 2008 às 02:01
Descobri hoje que tenho Hepatite C, já marquei com um infectologista, ainda estou assustado pois não sei bem ao certo o que me aguarda pela frente. Tive hepatite a quando criança e odiava tomar chá de verva-picão mas era bom tomar sorvete todos os dias... rs. Mas creio que dessa vez vai ser diferente. Peço a Deus que me ajude a eliminar logo essa doença. Abraços a todos.
De Anónimo a 25 de Outubro de 2004 às 00:10
Ola´Carlão !

Eu acho que toda a gente é importante, mediática ou não.
É claro que o facto de uma pessoa conhecida dar a cara pode ajudar bastante, pois com certeza isso irá repercutir. Por isso valorizo bastante a atitude da Karen e por isso quis convidá-la para Madrinha. Vamos sim por mãos à obra ! Eu já vi o site da Roche, entretanto a legislação brasileira é diferente da Portuguesa. Estou reunindo dados e pessoas para avançarmos. Vamos manter contacto aqui e ajudar a divulgar o Blog. Como vês, a cada dia aparecem mais apoios. A união faz a força !Val Neto
(http://www.valneto.com)
(mailto:valneto@netcabo.pt)
De Anónimo a 24 de Outubro de 2004 às 23:19
Boa noite Val Neto, fico muito contente em saber que ainda há pessoas corajosas como a Karen Ribeiro, pois dar a cara neste tipo de situação não é fácil.
No entanto quem realmente sente na pele os efeitos maléficos desta doença, uma das duas ou tem apenas o vírus e tenta, normalmente consegue com a medicação apropriada fazer tratamento e neutraliza-o ou a pessoa tem a doença mas para alem disso já tem outras complicações associadas e fazendo ou não o trat. algo muito importante já se encontra afectado.
Na minha opinião e falando por mim esta ultima situação torna as pessoas um pouco diferentes com outro género de carências, penso que são marcas que só nós entende-mos e daí que talvez a partilha destas situações entre quem realmente está a passar pela mesma situação ou idêntica fosse benéfica talvez, quem sabe traria outra luz a este caminho sombrio.
Por fim queria dar a minha opinião, se você acha realmente importante esse grupo de apoio independentemente tenha ou não pessoas mais ou menos mediáticas então é mãos à obra, no que precisar e dentro das minhas possibilidades conte comigo, alias no site Brasileiro da Roche há algumas dicas para se começar.
Abraço,
carlao
carlao
</a>
(mailto:jfbf82@netvisao.pt)
De Pedro krieger a 7 de Dezembro de 2007 às 22:43
Ola , minha mensagem se motivou por conhecer a karen desde o tempo que estudamos juntos na Faculdade PUC em Porto alegre, alem de sermos vizinhos nesta epoca pois moravamos na zona sul ao qual ainda moro, e muitas vezes voltarmos juntos para casa juntamente com a Ana Lucia A Aninha, mas gostaria de deixar aqui meus votos para que ela consiga ajudar na recuperação de tantas pessoas como ela que sofrem por essa doença, lindo seu gesto de levantar esta bandeira, sempre te admirei pela tua força e hoje ainda mais! Deixo aqui meu apoio incondicional!Abraços a todos> Pedro Krieger Pedrão
De franciscobizarro junior a 19 de Junho de 2011 às 04:04
ola muito boa noite,,,vc tem contato com a karem,por favor se vc tiver pede pra ela me ligar fala pra ela,,que eu sou um rapaz que ficou com ela,na eppoca era choperia continental nos jardins dançamos muito ai eu perdi o tel dela,,,fala pra ela me ligar faz muito tempo mas ela vai lembrar de mim 013 78110678

Comentar post