Segunda-feira, 30 de Agosto de 2004

Co-Infecção HepatiteC ( HCV ) e SIDA ( HIV ) - 2

Mais um e-mail que recebi, provenientre do Grupo Otimismo ( Barsil ) que passo a transcrever:

"Por solicitação de ROCHE Brasil estamos divulgando, na íntegra, os comentários por eles realizados em relação ao e-mail enviado no dia 25 com o nome de CO-INFECÇÃO HIV/HCV - VALE A PENA TRATAR O GENÓTIPO 1 DA HEPATITE C ? ( ver transcrição deste e-mail aqui mesmo no Blog Hepatite C - consulte os ARTIGOS RECENTEs - a esquerda nesta página - ou "role" a página para baixo até encontrá-lo )

Carlos Varaldo
Grupo Otimismo

_______________________________________


PRINCIPAIS PONTOS EM RELAÇÃO AO ESTUDO PUBLICADO NA AIDS ( SIDA ) COM PACIENTES CO-INFECTADOS TRATADOS COM PEG-INTRON E RBV.

Primeiro e mais importante é que um estudo como este, com um “n” muito pequeno, tem validade estatística limitada e foi conduzido em apenas um local. Os resultados mais relevantes e significativos são obtidos com grandes estudos multicêntricos como o APRICOT, que avaliou a eficácia e segurança de Pegasys (peginterferon alfa-2a) e ribavirina em 868 pacientes em 95 centros de estudo em 19 diferentes países.

Uma análise criteriosa das características dos pacientes no baseline deste estudo revela um perfil geral mais favorável de reposta. Em comparação aos pacientes do estudo APRICOT, a população deste estudo apresenta uma maior proporção de pessoas do sexo feminino (32% vs 19%), um menor peso médio dos pacientes (63 kg vs 73 kg), uma menor proporção de pacientes infectados com o HCV genótipo 1 (49% vs 61%), uma média maior de contagem das células CD4 (570 vs. 520) e uma proporção menor de pacientes com alta carga viral (HCV RNA > 800,000 UI/ml) (54% vs 72%). Além disso, neste estudo espanhol não foram incluídos pacientes negros ou americanos, cujas respostas foram piores nos estudos clínicos.

Outro ponto importante a salientar foi o uso experimental com doses de ribavirina de 800, 1000 e 1200mg/dia de acordo com o peso do paciente. Vale lembrar que no estudo APRICOT foi utilizada a dose de 800 mg/dia para todos os pacientes randomizados para terapia combinada.

No estudo espanhol não houve diferenças significativas nas taxas de RVS entre os dois grupos de tratamento com pacientes infectados com HCV genótipo 2 ou 3, naqueles com alta carga viral na linha de base, daqueles com grau de fibrose acima de 2 e naqueles que necessitaram de redução de dose. No estudo APRICOT maiores taxas de RVS foram obtidas com Pegasys (peginterferon alfa-2a) e ribavirina tanto quando comparamos pacientes infectados com genótipo 1, ou 2/3, (em pacientes com alta e baixa carga viral e em pacientes com fibrose em ponte ou cirrose no baseline).

Deve-se ressaltar que a combinação de peginterferon alfa-2b (12KD) e ribavirina apresentou resultados menos impressionantes num grande estudo multicêntrico francês (RIBAVIC)2. As taxas de RVS neste estudo, não publicado, foram de 27% na terapia combinada e 20% em pacientes tratados com a terapia combinada convencional (IFN e RBV) (p=0,047). Este estudo avaliou 412 pacientes e pode oferecer estimativas mais confiáveis sobre a eficácia devido a maior população investigada, um desenho multicêntrico e o uso de doses recomendadas.

ROCHE BRASIL


1. Torriani FJ, Rodriguez-Torres M, Rockstroh JK, et al. Peginterferon alfa-2a plus ribavirin for chronic
hepatitis C virus infection in HIV-infected patients. N Engl J Med. 2004; 351: 438-450.
2. Perronne C, Bani-Sadr F, Carrat F, et al. Final results of ANRS HC02-RIBAVIC: A randomized controlled trial of
pegylated-interferon-alfa-2b plus ribavirin vs interferon-alfa-2b plus ribavirin for the initial treatment of
chronic hepatitis C in HIV co-infected patients. Abstract number MoPeB3295. Poster presented at XV International
AIDS Conference. July 11-16, 2004. Bangkok, Thailand

publicado por ValNeto às 16:20

link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.subscrever feeds

.posts recentes

. Missa do 7º dia

. Comunicação

. Contactos da SOS HEPATITE...

. A séde da SOS Hepattes es...

. Fibrotest e ActiTest, sub...

. Os direitos dos doentes

. Arranque público da petiç...

. Variações nos níveis das ...

. URGENTE - Importante Noti...

. Colabore com a petição a ...

.as minhas fotos

.as minhas fotos

blogs SAPO