Terça-feira, 10 de Agosto de 2004

Dúvidas de um portador em tratamento

Mais uma questão me foi colocada, desta feita por um portador em tratamento :

«É com grande agrado que vejo um blog sobre hepatite C porque infelizmente tocou-me a mim apanhar tal doença, iniciei o tratamento combinado há 6 semanas com interferão e ribaverina na primeiras análises já efectuadas foi-me diagnosticada uma descida para níveis baixos de glóbulos brancos bem como a carga viral não baixou, gostava de saber se alguém passou pelo mesmo ? o médico diz que é usual e que ainda é muito cedo para os níveis baixarem; comentem obrigado !!»

Meu comentário

Antes de mais nada gostaria de reiterar que não sou médico mas simplesmente um leigo, portador do vírus, que devido à pouca informação disponível e a inexistência de uma Associação de Apoio aos Portadores em plena actividade, decidiu criar este Blog para troca de informações e apoio aos portadores. Vou tentar, dentro dos conhecimentos de que disponho, delinear algumas indicações gerais sobre as questões que colocou:

- A questão da descida dos níveis dos glóbulos brancos pode realmente ocorrer em alguns casos ( cada organismo reage de forma diferente ao tratamento ). É importantíssimo entretanto que faça um acompanhamento periódico ( através de análises ao sangue ) para verificar se continuam dentro de níveis aceitáveis.

- Com relação à carga viral, normalmente a verificação é feita no início e no fim do tratamento. Trata-se de uma análise cujo resultado é demorado, cerca de 20 a 30 dias.
Durante o tratamento normalmente é verificado o nível das transaminases que pode apresentar variações.

A hepatite C é uma doença extremamente complexa, ainda pouco conhecida. Voce não deve entretanto assustar-se e pode se considerar uma pessoa de sorte por ter detectado o problema a tempo de fazer o tratamento, pois há grandes possibilidades de cura. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, 80% dos portadores, não sabe que estão infectados.

Vou dar algumas dicas para que possa ultrapassar isso tudo com mais facilidade:

- Procurar um médico especializado ( hepatologista ou gastroenterologista ) de preferência com experiência no tratamento de outros portadores.
- Não hesite em questionar o seu médico, colocar as suas dúvidas. Se o médico não gosta de ser confrontado com isso, troque de médico.

- Mantenha uma atitude positiva.
- Afaste-se por completo do álcool
- Opte por uma alimentação mais saudável e natural. Evite os conservantes, corantes e produtos químicos.
- Remédios, só com conhecimento prévio do seu médico
- Faça exercícios físicos sem exagerar. Caminhadas são o mais recomendável.
- Nos seus tempos livres, repouse bastante.
- Informe-se sobre a doença. Recomendo o site www.hepato.com . É considerado um dos 20 melhores sites do mundo sobreo assunto ( existem mais de 60.000... ).
- Não hesite em buscar apoio. Voce não está sózinho nessa luta ! Força!
publicado por ValNeto às 11:14

link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.subscrever feeds

.posts recentes

. Missa do 7º dia

. Comunicação

. Contactos da SOS HEPATITE...

. A séde da SOS Hepattes es...

. Fibrotest e ActiTest, sub...

. Os direitos dos doentes

. Arranque público da petiç...

. Variações nos níveis das ...

. URGENTE - Importante Noti...

. Colabore com a petição a ...

.as minhas fotos

.as minhas fotos

blogs SAPO