Sexta-feira, 9 de Julho de 2004

Hepatite C e sexo

Entre os contaminados com hepatite C, somente em 7% dos casos o parceiro sexual também está contaminado. Isso demonstra ser muito baixo o índice de transmissão sexual.

Um amplo estudo coordenado pelo CDC, Centro de Controle de Doenças do governo dos Estados Unidos, encontrou a hepatite C entre 1,8 e 2% da população em geral. Nos factores em que o sexo poderia ser um dos contaminadores, foi observado que em somente 3% dos casos o parceiro de um portador se encontrava contaminado, sendo que em muitos casos por um genótipo diferente do vírus, o que exclui a contaminação pelo parceiro infectado.

A hepatite C foi encontrada em 4% dos homossexuais masculinos. Entre pessoas com múltiplos parceiros sexuais, foi observado que aqueles que tiveram entre dois e nove parceiros sexuais na sua vida, a hepatite C se encontrava na média da população, de 2%; já entre os que tiveram entre 10 e 49 parceiros sexuais, a incidência encontrada foi de 3%, e nas pessoas com comportamento sexual de risco, com mais de 49 relacionamentos sexuais na sua vida, o índice encontrado foi de 9%. Devemos observar que nas pessoas com múltiplos parceiros sexuais, existem chances de contaminação por muitas outras doenças sexualmente transmissíveis, as quais podem “levar” junto a hepatite C.

Apesar disso, para evitar ser contaminado com a hepatite C, SIDA, hepatite B, sífilis e muitas outras doenças sexualmente transmissíveis e actualmente em franca expansão, use sempre a camisinha. É a melhor das prevenções.



publicado por ValNeto às 14:07

link do post | comentar | favorito
|
2 comentários:
De Anónimo a 2 de Agosto de 2004 às 17:14
O que se pretendia afirmar com a expressão "levar junto" é que se a "fonte" de contaminação for portadora de mais de uma doença contagiosa, provavelmente irá contaminar com mais de uma doença o "receptor".Val Neto
</a>
(mailto:valneto@netcabo.pt)
De Anónimo a 2 de Agosto de 2004 às 13:42
Como é que uma doença "leva junto" outra? Quer dizer que só há contaminação pela segunda se a primeira estiver presente?
</a>
(mailto:)

Comentar post