Quinta-feira, 30 de Junho de 2005

Novo Depoimento de Val Neto : Tenho um cancro no fígado e um ano e meio de vida, no máximo

Há cinco anos atrás, casualmente, descobri ser portador do vírus da Hepatite C.

De lá para cá travei uma grande luta para eliminar o vírus do meu organismo. Ultrapassei dois tratamentos: O primeiro durou 6 meses com interferão convencional associado a Ribavirina e o segundo durou um ano com interferão peguilado associado a Ribavirina. Um ano e três meses após o término do segundo tratamento todas as análises que eu realizei indicam que o vírus está negativo. Meu genotipo era o 3.

Durante todo esse período só me foi feita uma biópsia ( em 2000 ) e uma ecografia ( um pouco anterior à biopsia ). De resto me foram sempre feitas, periodicamente, análises ao sangue para controlo da evolução do tratamento.

O resultado da biópsia, segundo sempre me foi dito pela equipa médica que me atendia, era de uma fibrose moderada. Uma vez chegaram mesmo a dizer para a minha filha mais velha que o meu fígado era como o de um bebé.

Há alguns dias atrás, casualmente, ao preencher, juntamente com a assistente do departamento de gastrenterologia onde eu me tratei, alguns papéis para as análises que me revelariam que afinal eu negativara o vírus, vi na minha pasta o resultado da biópsia e pedi à assistente que me fizesse uma fotócopia. Qual não foi a minha surpresa ao verificar que afinal o resultado da minha biópsia apontava, já em 2000, para uma Cirrose.

No fim de semana passada fui internado de urgência no Hospital de Santa Maria, devido a fortes dores abdominais. Após varias análises e exames entre os quais uma ecografia e um TAC, chegou-se à conclusão de que tenho um tumor no fígado, também conhecido como carcinoma hepático ou cancro do fígado. Esse tumor provocou um entupimento da veia porta do fígado, razão pelas qual fui acometido de fortes dores.

A dimensão do tumor já não me permite tentar eliminá-lo nem tampouco me deixa a hipótese de tentar um transplante. Segundo a equipa de especialistas que me atendeu no Santa Maria tenho no máximo um ano e meio de vida pela frente.

Isso é o que diz a medicina. Vou tentar entretanto contrariar a medicina apoiado na imensa fé e na força de vontade que eu tenho.

Vejam que estranho e terrível paradoxo: Eu derrotei o vírus, eliminando-o do meu organismo, mas ele deixou em meu corpo uma bomba de efeito retardado que pode também dar cabo de quem o matou...

Se houvesse mais atenção e melhor formação por parte da equipa que me tratou, esse carcinoma poderia ter sido detectado há mais tempo e talvez me fosse possível tentar elimina-lo ou partir para a fila de transplantes.

Conclusões:

1 - Os médicos ( mesmo alguns especialistas ) estão mal informados sobre a Hepatite C e sua consequências e muitas e muitas vezes negligenciam vários aspectos ligados ao tratamento.
2- Os doentes devem exigir e guardar em sua posse os resultados das análises e exames, e ouvir sempre uma segunda opinião.
3- Os medicamentos podem efectivamente curar se os tratamentos forem feitos a tempo e com uma correcta avaliação da situação do paciente. Daí a importância de campanhas de sensibilização para o rastreio e consciencialização da população no que diz respeito às Hepatites.
4- A força das Associações de Doentes vai depender sempre da participação activa dos próprios e é muito importante para o doente estar permanentemente informado sobre as novidades e necessidades dos tratamentos e controlos.

No que diz respeito à quarta conclusão venho solicitar agora mais do que nunca o vosso apoio e participação. Vou entrar de baixa e pretendo dedicar os meus próximos tempos ao convívio com os meus entes queridos e à realização de alguns projectos pessoais meus.

O meu grande sonho entretanto é ver singrar a SOS Hepatites, para que casos como o meu e muitos outros nunca mais se repitam. Fica aqui o meu apelo emocionado para que todos participem nas próximas reuniões, para que todos, dentro das suas possibilidades contribuam. de alguma forma para que sejamos cada vez mais unidos e mais fortes. Enquanto Deus me der forças, estarei convosco nessa luta. Tenho a perfeita noção de que através do Blog e respondendo um a um a cada e.mail das centenas que recebi ( dia 09 de Julho o Blog comemora um ano ) ajudei muita gente nesse último ano. Já temos uma Associação para a qual dei também um importante contributo. Peço-vos a todos, por mim e pelo sonho de muitos nós que nos ajudem a fazer da SOS Hepatites uma associação forte e que possa apoiar muita gente.

Fiquem atentos ao Blog pois teremos sempre novidades. Não me vou deixar abater e aqueles que estão mais próximos de mim na Associação vão com certeza suprir a falta que eu, eventualmente, possa fazer.

Um grande abraço e força

Val Neto
e-mail: hepatitec@netcabo.pt



publicado por ValNeto às 21:04

link do post | comentar | favorito
28 comentários:
De António de Azevedo Mota a 19 de Outubro de 2011 às 11:34
Prezado Val Neto,
Começo por declarar os meus interesses: sou fundador do website www.curanatura.com que procura divulgar as virtualidades da planta Aloé Arborescens .
Vimos investigando esta planta desde o ano 2000 e testemunhado um preparado, fórmula de Frei Romano Zago , comprovadamente com resultados positivos na consolidação do tratamento de algumas doenças oncológicas, especialmente, cancro do fígado, mama, próstata e leucemia, sem prejuízo dos tratamentos convencionais nos IPO’s .
No respectivo website damos a explicação: a Aloé Arborescens contém Vincristina , citostático que procura regular as células cancerígenas, e ainda cerca de duzentos outros (muitos deles preciosos) componentes.
Como refere Frei Romano Zago no livro 'Cancro tem cura!' , "Acoplados ambos os sistemas, obter-se-ão resultados mais alentadores , já que o objectivo último da medicina deve ser o de salvar vidas."
Pelo exposto, sugiro que conheça o website acima indicado.
Coloco-me à disposição lhe transmitir os meus conhecimentos de onze anos na investigação desta planta e, com os meus votos de Força, envio os melhores cumprimentos.
António de Azevedo Mota
Fundador do website www.curanatura.com
De António Mota a 20 de Outubro de 2011 às 22:48
Prezado Vale Neto
Não me dei conta que já tinhas partido à nossa frente!
Espero, contudo, que a minha comunicação aproveite quem ainda, como eu, cá está.
Sei que continuas, possivelmente me lês, e espero nos encontremos 'um dia'...
António de Azevedo Mota
De Anónimo a 14 de Fevereiro de 2013 às 16:01
OLÁ, BOA TARDE, FIQUEI MUITO CHOCADA COM SEU RELATO, NÃO TE CONHEÇO, NÃO SEI NADA DE TIR, MAS O DEUS QUE SIRVO TE CONHECE DESDE O VENTRE DE SUA MÃE. VOU TE FALAR ALGO DA PARTE DO SENHOR: "O SENHOR O SUSTENTARÁ NO LEITO DA ENFERMIDADE; TU RENOVAS A SUA CAMA NA DOENÇA." ( SALMO= 41-3). "E ELE É QUEM PERDOA TODAS AS TUAS INIQÜIDADES E SARA TODAS AS TUAS ENFERMIDADES". ( SALMO= 103-3). E DIZ MAIS: "PODE UMA MULHER ESQUECER-SE TANTO DO FILHO QUE CRIA, QUE SE NÃO COMPADEÇA DELE, DO FILHO DO SEU VENTRE? MAS, AINDA QUE ESTA SE ESQUECESSE, EU, TODAVIA, ME NÃO ESQUECEREI DE TI. EIS QUE, NA PALMA DAS MINHAS MÃOS, TE TENHO GRAVADO; OS TEUS MUROS ESTÃO CONTINUAMENTE PERANTE MIM." ( ISAÍAS= 49-15,16). "MAS AGORA, ASSIM DIZ O SENHOR QUE TE CRIOU, Ó JACÓ, E QUE TE FORMOU, Ó ISRAEL: NÃO TEMAS, PORQUE EU TE REMI; CHAMEI-TE PELO TEU NOME; TU ÉS MEU. ( ISAÍAS= 43-1) E QUANDO ELE COMEÇAR A OPERAR EM TUA VIDA, QUEM IMPEDIRÁ??? NINGUÉM!!!! ESSAS SÃO AS PALAVRAS DO SENHOR PRA TUA VIDA, SER FORTE E TEM BOM ÂNIMO, POIS ELE VENCEU O MUNDO E CREIO QUE VOCÊ VENCERÁR TODA ESSA PROVA TAMBÉM, TENHA FÉ, E ESPERA NO SENHOR! ATENCIOSAMENTE: PATRÍCIA FELIPE. patriciafelipe_2012@hotmail.com ou patricia2012.felipe@gmail.com

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.subscrever feeds

.posts recentes

. Missa do 7º dia

. Comunicação

. Contactos da SOS HEPATITE...

. A séde da SOS Hepattes es...

. Fibrotest e ActiTest, sub...

. Os direitos dos doentes

. Arranque público da petiç...

. Variações nos níveis das ...

. URGENTE - Importante Noti...

. Colabore com a petição a ...

.as minhas fotos

.as minhas fotos

blogs SAPO