Sexta-feira, 5 de Novembro de 2004

Dúvida : descobri hoje que tenho Hepatite C...

«O meu nome é ______, tenho 26 anos e descobri hoje que tenho Hepatite C...

Estou de rastos. Fui mostrar umas análises à minha ginecoligista com a intenção de tentar engravidar, e ela diz-me que tenho Hepatite C. Não sei o que fazer, o que pensar. Vim para a internet tirar explicações do que é esta doença, e descobri este site. Pode-me ajudar?

A médica pediu-me para repetir as análises.»

MINHA RESPOSTA:
Antes de mais nada, deves manter a calma, pois não há razão para alarme. Mas deves, logo que possas marcar uma consulta com um especialista ( hepatologista ou gastroenterologista ). Pelo seguinte motivo :

- Para que ele solicite a repetição e outros tipos de análises ( nos hospitais públicos são gratuitas), uma delas se chama RNA ou análise da carga viral que vai determinar realmente se é portadora da Hepatite C crónica ou se faz parte dos cerca de 30 % da população infectada que só tiveram contacto com o vírus e que o eliminam de forma expontânea. Mesmo que o resultado destas novas análises revele que é portadora da doença crónica, deve manter a calma e o optimismo pois há cura para a Hepatite C e mesmo o facto de ser uma pessoa jovem aumenta a possibilidade de uma cura relativamente rápida e com poucos transtornos. É preciso entretanto não descurar do esclarecimento e da avaliação eficaz de um possível dano hepático e sua extensão, caso as análises se confirmem positivas. Mantenha contacto connosco e não hesite em escrever-me se tiver dúvidas ou dificuldades.

Boa sorte e força!

Val Neto


publicado por ValNeto às 12:50

link do post | favorito
De Anónimo a 7 de Novembro de 2004 às 10:02
Bom dia
Todos os portadores quando sabem é um choque terrivel.
Depois de se pesquizar na net ainda ficamos piores, pois existe muita informação errada e não actualizada pelo menos quando eu descobri antes do natal de 2001, pois como fiz a biopsia primeiro dava hepatite, mas não dizia qual e só tinha em mente que a ser seria a B, no pior dos casos pois tive contacto com uma pessoa com ela a uns anos traz.
Depois de saber que é C como o Val referiu convem fazer outro exame, de preferencia noutro centro de analises pois pode ser um resultado falso, por isso a medica te pediu para tirares nova analise .Nada como uma repetição da analise noutro local.
Quanto a gravidez não sei se já escrevi no blog em algum outro comentario mas aqui vai.
No teu caso não recomendaria agora sem saberes o resultado da nova analise.
Depois se esta se confirmar que esperemos que não.
Convem ir ao hepatologista e depois de biopsia, mais analises e ecografia para avaliar o estado do figado, é que se coloca o figado e a gravidez na balança por assim dizer.
Caso tenhas HVC e comeces o tratamento digamos no principio do ano que vem e caso seja o mais longo só deveras engravidar 1 ano e meio depois do inicio do tratamento devido a ribavirina trazer mal formações ao feto ou seja com 28 anos que ainda não é tarde para uma mulher.
Ou então caso o figado não esteja muito afectado a gravidez primeiro mas de cesariana pois evita o contacto entre o sangue e o feto no nascimento a percentagem disto acontecer é baixa mas devemos no minimo proteger quem vem ai mesmo que passes pelo tratamento tambem deves optar por ela esta é claro uma opinião pessoal.
Conheço bastantes mulheres que deram a luz por assim dizer e não passaram a doença para os filhos (pois até desconheciam que tinham a HVC) mas tambem conheço algumas, poucas que passaram por isso caso a mulher saiba que tem HVC ou outra doença que seja evitada pela cesariana deve optar por esta.
Fica bemNuno
</a>
(mailto:Godnh@hotmail.com)
De Anónimo a 11 de Fevereiro de 2010 às 21:14
Oi minha amiga.
não fique desesperada. Vou te contar minha historia.
Tenho 32 anos, recem casada, desejava engravidar, iniciei os exames, quando descobri que sou portadora da hepatite C.
Com esta informação, fui atrás de um infectologista, atualmente passo em consulta com 02 infectologista, um deles é do hospital das clinicas.
Mesmo sabedora da minha doença, decidi engravidar, pois fui informada que somente poderia engravidar 02 anos após o termino do tratamento da hepatite.
para mim é muito tempo, haja vista que o tratamento dura no minimo 1 ano.
enfim, engravidei.........quando voltei na ginecologista ela me deu uma bronca porque eu estava gravida, disse que eu não podia, falou barbaridades. Enfim, troquei de ginecologista, fiz o pré natal direitinho, em outubro/07 minha filha nasceu........linda.....perfeita.........e o mais importante, sem hepatite..........logico, que o meu parto foi cesária.
minha filha esta com 02 anos, esta semana (fev/2101) retornei no infectologista, fiz a biopsia e deu METAVIR F1 A1, não sei o que isto significa, porém, o medico me informou que a principio não vou precisar fazer o tratamento, mais que quer me tratar enquanto estou jovem.
enfim, em agosto vou retornar ao médico para acompanhamento, até que este verifique a necessidade de tratamento.
o mais importante desta minha historia, é que a minha vontade de ser mãe foi maior, arrisquei, fiz o pre natal direitinho, fiz meu parto cesária, e hoje tenho uma filha lindaaaaaaaaaa e perfeita.
confie em Deus, tudo vai dar certo, assim como deu comigo..

bjs
Não bebo, não fumo, aparentemente tenho uma saude perfeita. Apesar de descobrir que estava com hepatite C, iniciei a trajetoria por um bom infectologista.
De Flávia a 29 de Maio de 2014 às 18:24
Boa tarde! Acabei de ler sobre sua tragetória entre hepatite C x Gravidez; fiquei feliz em saber que tudo ocorreu bem, e que seu bebê não foi contaminado. Gostaria de tirar só uma dúvida quanto a amamentação, você consegui amamentar sua filhinha?
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres