Sexta-feira, 9 de Julho de 2004

A maior epidemia da história da humanidade

A hepatite C é uma doença do fígado adquirida pelo contacto com o sangue infectado. É causada pelo vírus HCV, conhecido anteriormente como vírus não A / não B. Foi descoberta e identificada recentemente (1989) e a sua forma de actuar ainda é conhecida apenas por um reduzido número de médicos. Por ser uma doença geralmente assintomática, e devido a esse relativo desconhecimento por parte dos médicos, derivado da falta de actualização profissional, a hepatite C deixa, frequentemente, de ser diagnosticada e tratada nos pacientes.

É comum escutar-se de um médico que determinado exame deu resultado positivo, provavelmente, por causa da presença de anticorpos, no caso de pacientes que já tiveram hepatite A ( a mais comum e conhecida ), e que podemos ficar tranquilos pois, não havendo nenhum dos sintomas das hepatites tradicionais, isso indica que o paciente está saudável. Ledo e grave engano do profissional que, por falta de conhecimento ou actualização, manda o paciente para casa com uma grave doença assintomática.

Médicos desactualizados ainda acreditam que todos os doentes de hepatite ficam extremamente cansados, com pele, olhos e urina amarelos. Na ausência desses sintomas, cometem o erro. Talvez, este desconhecimento dos médicos venha a transformar-se num dos maiores problemas que os sistemas de saúde em todo o mundo terão de enfrentar no futuro.

A hepatite C é perigosa pois, em 85% dos casos, torna-se crónica, podendo evoluir para uma provável cirrose ou cancro no fígado. O período de evolução da doença é estimado em 20 a 30 anos, sendo que cada organismo reage de forma diferenciada. Este prazo depende também dos cuidados e do modo de vida do paciente.

Estima-se que cerca de 150 mil portugueses estejam contaminados. Entretanto apenas 20.000 casos estão diagnosticados.

O país com maior incidência é o Egipto, com mais de 15% da população contaminada. Os Estados Unidos tem 2% da sua população infectada. No mundo, aproximadamente 200 milhões de pessoas estão contaminadas, o que torna a hepatite C a maior epidemia da história da humanidade. O principal problema é que mais de 90% dos infectados desconhecem estar doentes, podendo contaminar outras pessoas e, pior ainda, não adoptando nenhum tratamento.

Actualmente, a maior causa para a indicação de transplantes de fígado são os casos de cirrose derivados da hepatite C. O tratamento da hepatite C não é o ideal ( longo e muitas vezes com efeitos colaterais complicados ), porém, já consegue eliminar o vírus aproximadamente 80 % dos tratados, o que representa a cura nestes indivíduos. Felizmente, nos últimos anos houve avanços consideráveis e há muitos tratamentos promissores em fase de pesquisas. Ainda que a doença permaneça incurável em cerca de 20% dos tratados, muitas pessoas com hepatite C crónica mantêm vidas totalmente normais e, na sua maioria, não apresentam sintomas.

Estima-se que dentro de cinco a dez anos surja uma vacina, trazendo a cura total ou o controle da hepatite C.

Conselhos aos portadores: Procure um médico especializado em hepatite C. Continue com a sua rotina diária durante o tratamento. Leia tudo o que puder sobre a doença. Mantenha uma atitude positiva. Procure grupos de apoio: você precisa saber que não está sozinho nesta luta!
publicado por ValNeto às 14:40

link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De Anónimo a 9 de Julho de 2004 às 19:14
"Combata o preconceito contra esta e outras doenças !". PARA FAZERES ISTO PRIMEIRO TENS QUE "LIMPAR" O TERRENO. OK? Aqui vai uma ajuda. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Tem a ver com o Ordenado dos Presidentes de Junta. ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Bloguista. PARABÉNS pelo teu Nascimento. Não Desistas e cuidado com os que te dizem “Não Vale a Pena”.
.
TEMA de OFERTA pelo teu Nascimento:
.
.
“FINAL DO EURO 2004 - Portugal e Grécia.”
.
Os dois Países MAIS ATRASADOS da União Europeia.
.
.
Valia a Pena PENSAR NISSO.
.
em: http://eunaodesisto.blogs.sapo.pt/arquivo/2004_07.html#203181
.
.
.
Ajuda aos PUTOS cujos Pais andam a "NANAR", para que eles no futuro, NÃO VENHAM A SER Parasitas:
.
1 - Novo MODELO de VISITAS DE ESTUDO. em http://eunaodesisto.blogs.sapo.pt/arquivo/2004_05.html#158694
.
.
2 - Livro - "Guia dos MÉTODOS DE TRABALHO". em http://eunaodesisto.blogs.sapo.pt/arquivo/2004_05.html#167126
.
.
.
.
.
CURIOSIDADE: O dia-a-dia dos Putos deste País SÓ MELHORARÁ, no dia em que os Presidentes de Junta de Freguesia, Secretários e Tesoureiros, GANHAREM, por “cima da mesa”, NO MÍNIMO DOS MÍNIMOS, 6.100 (seis mil e cem) Euros por mês.
.
NOTA: Dedicação a tempo inteiro na Junta – nos Gabinetes e fora dos Gabinetes - e em exclusividade.
.
.
.
.
Ou seja, NO DIA EM QUE ELES GANHAREM MAIS DO QUE os Jogadores da Bola.
.
.
O RESTO SÃO TRETAS ou, dito de outra maneira popular, é a "Cantiga do Bandido".
.
.
NOTA: Eles ficam de BORLA AO ESTADO (que somos todos nós) porque UMA das MILHARES DE MELHORIAS é a REDUÇÃO DE 25 mortos e 38 incapacitados (CUSTO MUITO MAIOR que um morto) para o resto da vida nos acidentes na estrada.
.
Ver: Um Morto na Estrada custa UM MILHÃO de EUROS, “Estrada mata 1390 pessoas”, Jornal Diário de Notícias, http://dn.sapo.pt/noticia/noticia.asp?CodNoticia=137605&codEdicao=958&codAreaNoticia=60
.
.
NOTA DE NOTA: Porque é que as CABECINHAS PENSADORAS PORTUGUESAS – Cavaco e Silva, Mário Soares, Álvaro Cunhal, Freitas do Amaral, Marcelo Rebelo de Sousa, Carvalho da Silva, D. José Policarpo (Cardeal Patriarca de Lisboa), José Miguel Júdice (Bastonário da Ordem dos Advogados), Herman José, Alberto João Jardim, Mesquita Machado, Manuel Alegre, Dias da Cunha (Sporting) etc, etc, etc, etc, etc, etc, ………………., etc, etc, etc, NÃO DIZEM NADINHA SOBRE O ORDENADO dos Presidentes de Junta de Freguesia, Secretários e Tesoureiros?
.
.
OUTRA das MILHARES DE MELHORIAS é que já NÃO DESAPARECEM 70% (setenta por cento) das Verbas na Educação.
.
Ver: “Despesa financeira ineficiente na Saúde e Educação”, Estudo de dois economistas do ISEG, em Semanário Económico, 20-04-2004, http://www.semanarioeconomico.iol.pt/artigos/artigo.php?art_id=328122&sec=4
.
.
.

Boa Sorte. MAS SÓ para as Pessoas IGUAIS OU MAIORES que Normais.
.
As outras, vão para a Grande Puta Que Os Pariu. PONTO FINAL. Nota: É que eu não acredito em Deuses. Parece que sou chamado de ímpio (descobri dia 4_7_04 nas palavras cruzadas).
.
.
OUTRA VEZ: Boa Sorte. MAS SÓ para as Pessoas IGUAIS OU MAIORES que Normais.
.
.
.
.
.
PS: O que é uma COMISSÃO FABRIQUEIRA? Alguém me poderia explicar?
.
.
É que quando VOU VOTAR NAS ELEIÇÕES não está lá o Quadradinho deles!!?!?! Nem o deles nem o de outras Comissões de OUTROS QUADRANTES!!?!?!?
.
.
.
.
.
José da Silva Maurício
.
mauricio_102@sapo.pt
.
http://eunaodesisto.blogs.sapo.pt
José da Silva Maurício
(http://eunaodesisto.blogs.sapo.pt)
(mailto:mauricio_102@sapo.pt)

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.subscrever feeds

.posts recentes

. Missa do 7º dia

. Comunicação

. Contactos da SOS HEPATITE...

. A séde da SOS Hepattes es...

. Fibrotest e ActiTest, sub...

. Os direitos dos doentes

. Arranque público da petiç...

. Variações nos níveis das ...

. URGENTE - Importante Noti...

. Colabore com a petição a ...

.as minhas fotos

.as minhas fotos

blogs SAPO